Produtores Rurais terão mais um aliado na emissão de nota fiscal

A emissão da Nota Fiscal Avulsa - Eletrônica (NFA-e) está liberada para todos os produtores pelo site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O cadastro do portal é simples, exige poucas informações, mas é necessário ter a inscrição de Produtor Rural feita no próprio NAC. “A nota fiscal é um dos itens para compor o IPM, que é responsável pelo repasse de recursos do Estado para o município. Então sua emissão é muito importante”, explicou a gerente do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC), Ângela Lira.

Quatro vianenses participaram do projeto piloto do site e gostaram muito do resultado. “Os produtores rurais tem gostado muito da facilidade que o aplicativo tem proporcionado”, disse, Ângela. “É uma forma de sustentabilidade também. Já que emitimos menos notas de papel”, concluiu.

Além da emissão de nota pelo Núcleo de Atendimento ao contribuinte e pelo site da Sefaz, em breve o produtor rural também poderá emitir a Nota Fiscal Avulsa - Eletrônica através de um aplicativo de celular. O que beneficiará tanto o produtor, quanto a pessoa que emite as notas.

O que é NFA-e?

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica é um documento fiscal, porém de existência virtual. Sua validade consiste no fato de existir em um ambiente virtual e tecnológico. O Danfe que se imprime é simplesmente uma representação gráfica do documento armazenado no repositório do ambiente nacional e na base de dados da Sefaz.

Clique aqui para mais informações.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br