IPREVI promove capacitação para conselhos e servidores

Foto: Victor Andrade

O Instituto de Previdência Social dos Servidores de Públicos de Viana realizou, na manhã desta quinta-feira (31), uma capacitação para os Conselheiros do IPREVI – Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo e demais servidores. Eleitos em julho/2023, os novos conselheiros do IPREVI participaram da capacitação que também serviu para orientação aos demais servidores.

A capacitação teve como facilitador o administrador Herickson Rubim Rangel, que possui vasta experiência na área de RPPS, sendo ex-Diretor do IPAMV e PREVES, ex- presidente da ACIP e ANEPREM, entre outros

Os temas centrais da capacitação foram o Pró-Gestão e a Certificação Profissional dos membros dos Conselhos do RPPS, além dos assuntos relacionados aos benefícios previdenciários, estrutura da autarquia, compensação financeira, avaliação atuarial e investimentos dos recursos para garantir o pagamento dos benefícios.

Texto: Victor Andrade

O objetivo da capacitação é para que os conselheiros e servidores possam entender o funcionamento do Instituto, saber as responsabilidades de cada um, bem como conscientizar sobre a importância para a gestão da certificação profissional.

A certificação do Pró-Gestão - Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios é um dos critérios para que o ente federado possa ter o CRP – Certificado de Regularidade Previdenciário.

Conforme a diretora-presidente do IPREVI, Maria da Penha Lopes Soares Rocha, a capacitação é o primeiro passo para que os conselheiros e servidores possam estar em breve realizando a prova para obter a certificação  profissional que será obrigatória a partir de 2024.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação