Nossa Casa: Famílias são beneficiadas com unidades habitacionais adaptadas para pessoas com deficiência

Muita alegria, emoção e satisfação marcaram a manhã desta sexta-feira (22) para as famílias de Demilene da Silva Prates e de Renata Santana de Souza. As vianenses foram contempladas com duas unidades habitacionais adaptadas para pessoas com deficiência no bairro Campo Verde. As casas, entregues por meio do programa Nossa Casa, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Viana, fazem parte do projeto que já doou outras seis e prevê a entrega de outras 22 unidades.

As unidades habitacionais geminadas são dotadas de infraestrutura básica, como rede de distribuição de água, rede de esgoto, energia elétrica, serviços e coleta de resíduos sólidos, drenagem e pavimentação. As casas entregues nesta sexta contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

O programa tem finalidade de reduzir o déficit habitacional no município e promover o acesso da população urbana e rural de baixa renda à moradia digna, considerando suas especificidades sociais, econômicas, ambientais e habitacionais, por meio de mecanismos de incentivo à produção, à aquisição, à requalificação e à reforma de habitações de interesse social.

“Essa entrega tem um simbolismo muito grande para nós. Fizemos uma decisão no ano passado de aderir ao programa estadual Nossa Casa, quando decidimos investir também em habitação no município porque sabíamos que essa era uma das necessidades do município. O programa vem atender a famílias que perderam as suas casas em situações de calamidades e tiveram que ser realocadas no processo de aluguel social. Com essa entrega, estamos reconstruindo a trajetória dessas pessoas”, enfatizou o prefeito Wanderson Bueno.

Uma das contempladas, Renata Santana de Souza comemora a entrega de sua nova casa. Emocionada, ela conta que, junto com o marido Albino e os filhos Luca, Stephanie, Mateus e Hugo, poderá escrever um novo capítulo de sua vida em um novo espaço pensado em suas necessidades.

“Fiquei muito encantada com essa casa! Achamos que esse dia ia demorar a chegar e que esta seria uma casa totalmente diferente, mas quando nos apresentaram o projeto percebemos quão maravilhoso seria. Somos gratos por esse novo espaço e por terem com cuidado e carinho no espaço e na segurança desta casa, que é perfeita para receber pessoas com deficiência”, comemorou Renata.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, pontuou que as casas entregues fazem parte de um investimento para contrução de 30 unidades habitacionais na cidade. Segundo o secretário, “os investimentos vêm para melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o déficit habitacional da cidade”.

Além do prefeito Wanderson Bueno e do secretário de Estado Marcus Vicente, o evento contou com a presença de vereadores da cidade, secretários da gestão municipal e moradores da região.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação