Cerveja artesanal e música são atrações principais da Exposição do Polo Cervejeiro de Viana

Cerveja artesanal gelada, gastronomia para todos os gostos e muita música boa! Assim foi o segundo dia da Exposição do Polo Cervejeiro de Viana, o primeiro evento de um Polo Público de Cervejarias Artesanais do Brasil.

Mais de 15 mil pessoas lotaram o Parque de Exposições de Viana Sede para dançar e cantar juntos sucessos do sertanejo e forró nos shows de Richard Viana, Trio Forrozão e Luiz Paulo Forrozão.

O prefeito Wanderson Bueno comandou a abertura oficial do evento com a Sangria do Barril de Cerveja, cerimônia de origem alemã que consiste na extração dos primeiros litros da cerveja do barril e encerra em um momento de degustação e brinde com os visitantes.

“A EXPOCERVI tem sido uma festa lindíssima, com exposição de muitos empreendedores do artesanato, gastronomia e, claro, da cerveja artesanal para coroar o sucesso que é o lúpulo vianense. O evento é um espaço voltado ao protagonismo do primeiro Polo Cervejeiro do Brasil. Vamos até domingo com mais atrações para todos os gostos, venha festejar conosco por que nós estamos colocando Viana no mapa do turismo nacional”, enfatizou o prefeito.

O secretário de Agricultura, Cezar Lázaro, destacou que o lúpulo tem permitido que Viana alcance patamares ainda maiores.

“O lúpulo tem sido testado enquanto uma opção de diversificação de produção agrícola em Viana e os resultados tem sido muito animadores. A Prefeitura está incentivando o pequeno produtor a plantar lúpulo com doação de mudas, pré-composto orgânico e apoio técnico. Nosso intuito é que os produtores se instalem na rota cervejeira e desenvolvam este projeto que tornará Viana na Capital do Lúpulo e da Cerveja Artesanal no Estado”, comentou Lázaro.

Cerveja artesanal é atração principal

Pilsen, IPA, APA, Red, Blonde… A EXPOCERVI foi uma viagem entre os mais diversificados sabores e aromas de cervejas artesanais distribuídos nos 16 estandes dedicados ao Circuito de Cervejarias Artesanais da Região Metropolitana.

Breno Erlacher, da Cervejaria Compadre, de Domingos Martins, comenta que a exposição tem sido uma oportunidade levar suas cervejas a um público mais diversificado.

“Trouxemos as nossas cervejas mias tradicionais, além de algumas receitas novas para apresentar para o visitantes da exposição. O evento tem sido incrível, uma grande oportunidade para todas as cervejarias e para trazer o reconhecimento de mercado para o nosso produto”, disse Breno.

Elvis Rocha, da Cervejaria Mestra, da Serra, comenta que o Polo Cervejeiro vai possibilitar o desenvolvimento da produção cervejeira do Estado.

“Estamos participando da primeira EXPOCERVI com uma alta expectativa, principalmente para entender qual vai ser o futuro dessa conexão cervejeira aqui em Viana. O município está fomentando a indústria agricultura com plantação de lúpulo e tudo mais. A expectativa é que a gente possa em breve produzir uma cerveja usando o lúpulo vianense”, disse Elvis.

Além das cervejarias, o evento trouxe uma gastronomia diversificada, desde churrasco fogo de chão e lanches, passando por doces e bolos, e pratos típicos da culinária capixaba.

Os mais de 120 estandes da Feira de Comércio de Artes do Espírito Santo (I FECARTES) reuniram as mais variadas produções de artesãs e artesãos vianenses.

A EXPOCERVI segue até este domingo (29), com abertura dos portões às 12h. O evento traz shows de Serginho Black, Emerson Xumbrega e Grupo Revelação, além de muitos estandes dedicados ao empreendedorismo e cerveja artesanal. Venha. Descubra. Experimente. Apaixone-se!

O evento é uma realização da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), com produção da I9 Eventos e Rota Eventos e apoio de SEBRAE/ES; Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Aderes; e Governo Federal por meio do Ministério da Economia.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação