Viana conclui missão internacional com acordos firmados para desenvolvimento econômico e cultural

Troca de flâmulas comemorativas na Câmara de Ribeira Grande

O município de Viana concluiu, nesta sexta-feira (17), a missão técnica internacional realizada na Europa. Durante as últimas duas semanas, uma comitiva vianense realizou um intercâmbio na Espanha e em Portugal com o objetivo de trocar experiências sobre ações ligadas ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios, gestão pública, empreendedorismo e governança.

Nesta semana, o prefeito Wanderson Bueno, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, e a secretária de Cultura e Turismo, Renata Weixter, desembarcou em Portugal em buscar de iniciativas transformadoras para os vianenses.

Visita à Universidade das Nações Unidas, em Guimarães, em Portugal Visita à Lipor, em Guimarães

Na segunda-feira (13), a comitiva chegou à Guimarães, em Portugal, para uma série de visitas técnicas, como na Lipor, um consórcio de municípios que lida com o tratamento de resíduos sólidos. Na sequência, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade das Nações Unidas, explorando novos modelos de educação que geram oportunidades e crescimento para a cidade e para a população.

A comitiva vianense esteve com Domingos Bragança, prefeito da cidade portuguesa, para discutir os termos do acordo de cooperação técnica internacional entre as cidades que será assinado em dezembro. Os acordos pretendem facilitar a instalação de grandes empresas em nossa cidade, gerando assim mais empregos para os vianenses e crescimento para o município.

Prefeito Wanderson Bueno em visita ao prefeio de Guimarães, Domingos Bragança

Na terça-feira (14), a equipe visitou a Creative Science Park, um espaço que agrega 11 encubadoras na região de Aveiro, em Portugal, visando obter novos modelos de empreendimentos para geração de oportunidades em Viana, a Capital da Logística.

Na mesma data, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), estabeleceu uma importante parceria com a Escola Profissional da Ribeira Grande. A parceria envolve a criação do Laboratório de Economia Criativa e Experimental (LABECX), que visa a formação nas áreas da cultura, do patrimônio, do turismo e da economia em diferentes segmentos de forma intercambial, envolvendo ribeirograndenses e vianenses.

Visita técnica ao Laboratório de Economia Criativa e Experimental (LABECX)

Nesta quinta-feira (16), a comitiva seguiu para a cidade de Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, em Açores, arquipélago português de onde vieram os pioneiros que povoaram Viana. Na oportunidade, os representantes visitaram o Museu da Emigração Açoriana, visando aprofundar os conhecimentos sobre a história dos imigrantes açorianos que chegaram em terras vianenses a partir de 1813.

Visita ao Museu da Emigração Açoriana Coroa de Açores exposta no Museu da Emigração Açoriana

Comitiva vianense participa de visita ao Museu da Emigração Açoriana

Durante a visita técnica, foi apresentado o processo que gerou a emigração de famílias inteiras dos Açores para outros continentes e as principais características que compõem sua cultura, tendo como destaque a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece de forma diferente em cada ilha e províncias.

A missão internacional foi concluída nesta sexta-feira (17) com uma visita à Câmara de Ribeira Grande. Recebidos pelo presidente da Câmara, Alexandre Branco Gaudêncio, os representantes vianenses participaram de uma solenidade para assinatura de um acordo de geminação para troca de experiências e desenvolvimento mútuo entre as cidades, com foco especial na educação, economia e cultura.

Visita à Câmara de Ribeira Grande Assinatura de acordo de geminação entre o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e o presidente da Câmara de Ribeira Grande, Alexandre Branco Gaudêncio

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação