Aposentados e pensionistas do IPREVI poderão realizar prova de vida de forma online

Atenção aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Viana (IPREVI), essa novidade é para você! Agora vocês têm mais uma forma de realizar a prova de vida. De forma simples, prática e 100% online, a confirmação pode ser realizada remotamente, toda pelo celular.

Preparamos um roteiro de como criar a conta na plataforma gov.br e realizar a prova de vida virtual. Se preferir, chame um filho, netinho ou alguém de confiança para te auxiliar no processo. Confira abaixo o passo a passo.

Primeiro vamos criar sua conta na plataforma GOV.BR:

1 – Primeiro abra a sua "PlayStore ou App Store". Busque por "GOV.BR" e clica em "Instalar".

2  – Pronto, o aplicativo está instalado. Agora é só abrir.

3  – A seguir clique no ícone escrito "Entrar com gov.br"

4  – Na nova aba, digite seu CPF e clique em “Criar Conta

5 – Vão aparecer algumas opções de cadastro. Sugerimos que você clique em "NÚMERO DE CPF"

6 – Agora você vai preencher as informações com o seu "CPF", "NOME COMPLETO", logo após você "concorda com os termos de uso" e clique no quadradinho sobre "não sou um robô".

7 – A próxima etapa é para confirmar os seus dados e mostrar a segurança do aplicativo. Você vai clicar na opção que representa o "ano e o mês de seu nascimento" e abaixo no "nome da sua mãe".

8 – O passo seguinte é cadastrar o seu "email" e o "número do seu celular". É importante que os dados sejam atualizados por que você vai receber uma mensagem. Esse código é para confirmar o cadastro.

9 – Digite o código recebido no e-mail na nova aba.

10 – Por último, crie uma senha de 8 caracteres. Ela deve ter números, letra maiúscula, minúscula e símbolos especiais.

Lembre-se de anotar a senha. Você precisará dela para entrar novamente no portal.

Seu cadastro está feito! Vamos fazer a prova de vida virtual?

1 - Coloque seu CPF, a senha criada e clique em entrar.

2 - Leia e “Autorize” o uso de dados pessoais.

3 - Vá à aba serviços e clique na opção "Prova de Vida".

4 - Clique no ícone "Prova de Vida Disponível"

5 - O próximo passo é só "Autorizar".

6 - Vai aparecer um pedido para acessar a câmera do seu aparelho celular. Essa etapa é para que o aplicativo reconheça seu rosto. Você clica em "Durante o uso do app"

7 – Agora, é importante você estar em um local bem iluminado. Leia as dicas e clique no ícone "Fazer o reconhecimento facial".

8 – Por último, coloque o seu rosto bem no centro do círculo que aparecerá, preenchendo todos os espaços.

9 - Prontinho! Reconhecimento facial realizado e a prova de vida feita com sucesso!

Viu como é rápido e fácil? Agora não há mais necessidade de sair de casa para realizar a prova de vida. É mais conforto para você. Porém, se ainda preferir realizar o processo de forma presencial, as portas do IPREVI estão abertas para lhe atender.

Qualquer informação entre em contato com o IPREVI.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Texto: Israel Magioni e Vitor Matias (sob supervisão)