Potências na melhor idade: Projeto fomenta protagonismo de idosos

Quando se pensa em potências, a vida vem à mente. E a terceira idade é, sim!, o momento de se conhecer e descobrir a sua grandeza, criatividade e desabrochar talentos. Por meio da arte, do acompanhamento e da parceria, o cotidiano monótono se transforma em um local de aprendizado, cuidado e sabedoria.

Eles já vivenciaram muita coisa, sejam cenários positivos ou traumas, mas sempre estão aptos e de coração aberto para novas experiências. E a dinâmica em grupo, "Desmistificando o envelhecimento", tem como objetivo levar a esse público ainda mais interações entre si e aguçar em cada um, talentos, o companheirismo mútuo e a oportunidade do convívio com realidades de outros colegas espantando para longe a solidão.

Pintura, artesanato e conversa. Com materiais que seriam descartados em suas casas, os idosos criam objetos de decoração para casa. Tudo isso, protagonizado e criado por eles mesmos. A dona Tereza, de 72 anos, que trouxe a ideia para o grupo e incentiva todos os seus colegas a trabalharem. Por isso, inclusive, ganhou o apelido de coordenadora do projeto. E com a dedicação de cada um, aquilo que iria para o lixo se transforma em um artigo colorido, ganhando nova vida.

"Frequento o CRAS há 17 anos, aqui é mais minha casa do que o lugar onde moro. Eu vivo sozinha, graças a Deus, mas ao mesmo tempo sinto tanta falta das minhas filhas. Aprendi a fazer as artes pelo whatsapp, pedi à minha filha para me ajudar, assisti os vídeos e aprendi tudo certinho e agora trouxe aqui para o grupo criar", explicou a dona Maria Tereza Carlini, moradora de Vila Bethânia.

Tudo fica lindo, contudo, esse não é o objetivo central do grupo. Apesar do trabalho de transformação dos materiais, a ideia principal nessas oficinas é a transformação pessoal e coletiva. Para construir os materiais eles se unem, e do diálogo entre si, surgem novas redes de contato e apoio. As realidades de cada um e os modos como enfrentar dilemas são colocados em pauta e eles se apoiam em suas distintas vivências.

Mais do que isso, os idosos se enxergam como pessoas potentes e importantes que têm seu local por direito no espaço.

"Construir coisas traz autoestima para a pessoas, por isso, colocamos em prática a ideia de pensar que o envelhecimento como momento de construir coisas, retirando a ideia de que esse é um período de fim de vida", conta a aluna do 8° período Júlia Almeida Loureiro.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, e a iniciativa privada, com a participação de alunos do curso de Psicologia da faculdade MultiVix, realizados pelo grupo Paula Vicente, Vitor Coelho e Larissa Eliodoro e supervisionados pela psicóloga , Marlúcia Silva do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI).

Em seis encontros, o projeto atende pessoas de diferentes bairros de Viana, cria novas amizades e mostra que envelhecer é um momento de mostrar sua experiência a todos e continuar criando novos destinos e fazendo da vida um lugar rico em beleza, com a arte de viver em toda a sua plenitude.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação