Gabinete de Gestão Integrada apresenta dados da segurança municipal na última reunião do ano

Foto: Victor Andrade

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou, na tarde desta quinta-feira (14), a última reunião do ano para debater os desafios da segurança municipal e fortalecer a eficiência do serviço prestado à população vianense.

Entre os dados apresentados, o destaque vai para a redução nos índices de homicídios, a menor taxa da série histórica, contabilizada desde 1996. De janeiro a novembro de 2023, o número de homicídios em Viana foi reduzido em quase 53% se comparado ao mesmo período em 2022.

“A redução na taxa da criminalidade em Viana representa uma conquista histórica. Fizemos importantes investimentos na nossa Guarda Municipal neste ano e os impactos podem ser observados na queda nos dados de homicídio e crimes contra o patrimônio”, cita o prefeito Wanderson Bueno.

Foto: Victor Andrade

Outro destaque pontuado durante a reunião foi a queda nos dados de crimes contra o patrimônio, sobretudo em roubos em residências ou condomínios, com redução de 100%. As ações preventivas e de fiscalização, como as operações Plantão Coruja e Retorno Ordeiro, impactam diretamente na redução de crimes contra o patrimônio, com a redução de mais de 75% em dados de roubo em transporte coletivo.

A Guarda Civil Municipal de Viana realizou 882 atendimentos durante o mês de novembro, entre visitas tranquilizadoras e ações de rotina. As ações resultaram na apreensão de 543 unidades de substâncias análogas a drogas, 7 pessoas conduzidas à delegacia por tráfico e lesão corporal. Além disso, durante o ano de 2023, a operação Lata Velha foi responsável pela notificação de 96 carros estacionados em local impróprio e 10 removidos.

COIFIN

Em novembro, os membros da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN) participaram de uma capacitação para identificação de bebidas alcoólicas falsificadas. O curso foi levado à prática em distribuidoras de bebidas no município e centenas de produtos foram apreendidos.

Foto: Victor Andrade

Durante o mês, os guerreiros da noite fiscalizaram 20 estabelecimentos em 28 bairros do município, alcançando 828 pessoas. 16 notificações e orientações foram emitidas, 14 itens descartados e 7 denuncias foram verificadas.

A reunião, realizada mensalmente, contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do secretário municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher, e representantes da Guarda Civil Municipal (GCMV), das Polícias Militar, Civil, Federal, Penal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação