Inclusão: Prefeitura de Viana entrega Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Foto: Kaio Torres

Visando manter a cidade inclusiva e acessível para todas as pessoas, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), entrega Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para as 11 famílias que solicitaram o documento.

A Ciptea é um documento que visa facilitar o acesso a benefícios e serviços públicos, além de promover a inclusão social. Ela traz consigo informações essenciais sobre o portador do transtorno, auxiliando as autoridades, instituições e a comunidade em geral a compreenderem e atenderem de maneira mais efetiva às necessidades específicas dessas pessoas.

Segundo a Rayane Carla, mãe no pequeno Micael, a iniciativa da Prefeitura visa proporcionar maior suporte e compreensão às pessoas com autismo, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades dessa parcela da população.

“Com a carteirinha, por exemplo, não enfrentamos filas, visto que se ficarmos de 10 a 15 minutos ele fica agitado, gritando e faz mal para o emocional dele. Então essa carteirinha é muito importante para nós. Além disso, temos mais segurança e autonomia com a documentação, todos nossos dados, tanto o meu quanto o dele, encontram-se nela”, destacou Rayane.

Benefícios da Ciptea

• Atendimento Prioritário: A posse da Ciptea assegura prioridade no atendimento em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e outros locais de atendimento ao público;
  • Acesso a Programas Específicos: Portadores da Ciptea podem ter acesso facilitado a programas sociais e de saúde direcionados a pessoas com transtorno do espectro autista;
  • Conscientização e Sensibilização: A carteira funciona como um instrumento de conscientização, contribuindo para a sensibilização da sociedade em relação às necessidades e desafios enfrentados por pessoas com autismo.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação