Guarda Municipal de Viana participa de exercício simulado em unidade de segurança máxima do Complexo Prisional

Agentes da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil de Viana participaram, na manhã desta quarta-feira (20), de um exercício simulado para praticar as ações previstas no Plano de Defesa de Unidade no Complexo Prisional de Viana.

A ação simulou uma tentativa de invasão à Penitenciária de Segurança Máxima 2, com possível tomada de refém, controle de galerias, entrada tática, princípio de incêndio, formação de barricadas por parte dos perpetradores e deflagração de artefato explosivo.

Mais de 200 profissionais da segurança pública participaram do exercício. Além dos agentes da força de defesa vianense, o exercício contou com a presença de policiais penais e militares, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), por meio da Defesa Civil Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, destaca que a ação demonstra a integração entre as forças de segurança pública do Estado. “Reunir as forças de segurança para um exercício simulado demonstra a integração que temos com as demais agências que combatem o crime no Espírito Santo. A atividade coloca em prática o Plano de Defesa de Unidade (PDU), construído por policiais penais e que traz protocolos inéditos de segurança e defesa para à unidade de segurança máxima. Queremos mostrar que o sistema prisional está preparado para qualquer tipo de ameaça e a colaboração das demais forças integradas nesse processo é fundamental para o sucesso da ação”, disse André Garcia.

"É uma situação de treinamento integrado entre as instituições, para que possamos antecipar o que fazer em situações de crise, que vão desde a nossa atuação nas ruas, na parte operacional e ostensiva, até mesmo em uma situação de descontrole do sistema penitenciário. Nossos policiais militares, civis e penais precisam estar preparados para toda e qualquer intercorrência. Isso é trabalho de prevenção e qualificação dentro da Segurança Pública. Sempre estamos em contato direto entre Sesp, instituições da segurança e a Sejus", destaca o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho.

Plano de Defesa

O Plano de Defesa da Unidade foi elaborado pela Secretaria da Justiça, por meio da Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip), e propõe um conjunto de protocolos de segurança para prevenção e contenção de incidentes na unidade de segurança máxima, localizada em Viana.

O policial penal Fabio Martineli, da Subip, explica que o manual tem como referência estudos de caso como a evolução do Novo Cangaço, fenômeno caracterizado por técnicas e táticas evolutivas de crimes violentos contra o patrimônio e tomada de unidades prisionais, conhecida como Domínio de Cidades.

Informações à Imprensa - Assessoria de Comunicação da Sejus:
Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Texto: Sandra Dalton e Paula Lima - Assessoria de Comunicação da Sejus / Ygor Amorim - SECOM Viana

Publicado em quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Atualizado em quarta-feira, 20 de dezembro de 2023