Resultado histórico e mais segurança: Viana tem a maior queda em número de homicídios em 27 anos

O município de Viana fechou o ano de 2023 com o menor número de assassinatos da série histórica, com contagem iniciada em 1996. No total, foram 8 homicídios dolosos, contra 18 casos ocorridos no ano de 2022. Uma redução de 56%.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, ressaltou que o resultado está sendo obtido porque há uma gestão de política pública que analisa o mapa do crime, por meio do qual se obtém dados estatísticos que formatam o planejamento de ações que têm como resposta a redução no número de crimes na cidade. Os trabalhos são feitos em conjuntos com forças de segurança do Estado para que as ações sejam efetivas.

"Nas reuniões mensais do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que presido, reunimos representantes das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal, penal e Corpo de Bombeiros para tratar e identificar ações de prevenção e atuação contra os crimes e violência na cidade", afirma o prefeito.

O prefeito ainda afirma que os resultados foram colhidos com a implantação de políticas públicas voltadas aos anseios da sociedade.

"Destaco também algumas ações importantes que contribuíram para estes resultados, como o aumento do efetivo da Guarda Municipal, a integração da guarda na força-tarefa da Polícia Federal, a continuidade das operações integradas da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN), em conjunto com as demais forças de segurança".

Queda acentuada em quase todos os índices de violência

Alcançamos resultados exemplares na redução de crimes em diferentes contextos, comparado ao ano de 2022. O roubo em transporte coletivo teve uma queda de 66,67%, seguido por uma diminuição significativa de 80% nos casos de roubo em residências e condomínios. Além disso, registramos uma redução de 5,88% nos roubos em estabelecimentos comerciais, uma diminuição de 7,87% nos roubos a pessoas em via pública, e uma queda de 26,92% nos furtos em estabelecimentos comerciais.

Estes dados refletem o compromisso do município com a segurança, estabelecendo uma atmosfera mais segura e tranquila para todos. Os resultados não são apenas números, demonstram o esforço incessante da Guarda Municipal em priorizar a segurança da população.

O secretário de Defesa Social, Major Enoni Erlacher, reforça o porquê do resultado na forte atuação da municipalidade em políticas públicas adotadas em parceria com o Governo do Estado, dentre elas a atuação diária da Guarda Municipal e fiscais da prefeitura em ações e operações com foco em prevenção e repressão, em parceria com as demais formas forças policiais.

Esse é um trabalho conjunto que terá continuidade em 2024 e, com ele, reforçamos nosso compromisso com a sociedade.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação