Caminhada Ecocultural reúne dois mil participantes

A chuva fina não foi motivo de desânimo para dois mil participantes que fizeram bonito durante o trajeto de 13 quilômetros, entre Viana Sede e Araçatiba neste domingo (16), durante a 17ª Caminhada Ecocultural. Neste ano, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco mais da cultura do município durante o percurso. Em pontos estratégicos, os participantes encontraram personagens vivos da cultura vianense como: açorianos, responsáveis pela colonização local, padres Jesuítas, escravos, família real e índios catequizados.

Toda a programação faz parte das comemorações dos 155 anos de emancipação política do município e teve como principal objetivo divulgar o patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade. As professoras Jaqueline Loiola e Luciana Silva vieram de Cariacica para participar pela primeira vez da Caminhada Ecocultural. "Estou adorando. É a primeira vez que participo da caminhada. Fiquei encantada pelas trilhas e belezas naturais do município", disse Jaqueline.

Já Luciana explica que pretende voltar no próximo ano. "Com certeza estarei aqui no ano que vem. A organização do evento está de parabéns. Nota 10", disse ela.  Ao chegar a Araçatiba, os participantes foram recepcionados pela banda de Congo Mirim da comunidade que é regida pela diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Araçatiba, Andrea Correa. Com tambor, casaca, chocalho e apito, a banda é um movimento cultural que tem como objetivo manter a tradição do congo da comunidade.

Shows

A programação não parou por aí. Durante a tarde os participantes puderam dançar vanerão com o cantor Xirú do Sul com canções como: "Inheco Vari Innheco Fum", "É disso que o velho gosta", "Fusquinha do Xiru", entre outras, que animaram a galera. Em seguida muito forró pé de serra fizeram a animação do público com o melhor do xote do Trio Forrozão. Para encerrar, o público curtiu o show com a banda Trio Só Xotão. Toda a programação foi realizada em frente à Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br