Gestão Pública e Sanção Histórica: Servidores Efetivos ganham Plano de Carreira em Viana

Momento histórico para os servidores públicos da Prefeitura de Viana! O prefeito Wanderson Bueno assinou, nesta quarta-feira (17), o projeto que institui o primeiro Plano de Cargos e Salários para os servidores públicos do quadro geral em 161 anos de história da emancipação política do município.

O projeto, resultado de mais de 1 ano de intensas discussões e colaboração entre uma comissão da gestão municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos de Viana (SINDIPUV), visa proporcionar estabilidade e progressão na carreira para os servidores efetivos, reconhecendo a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais no desenvolvimento de Viana.

“Viana tem a melhor equipe de servidores do Estado! São mais de 3 mil profissionais que dedicam seu trabalho ao crescimento do município e bem-estar de todos que escolheram essa cidade para viver. Com uma gestão organizada e comprometida, conseguimos sancionar o Plano de Cargos e Salários que representa não apenas um avanço na gestão municipal, mas também um reconhecimento do papel crucial desempenhado por esses servidores”, enfatizou o prefeito Wanderson Bueno.

A alteração na tabela de 40 horas, sob a modalidade de subsídio, representa um avanço significativo nas condições salariais dos servidores. O salário base, que antes era de R$ 1.212, será elevado para R$ 1.430 para servidores de nível fundamental, R$ 1.700 para nível médio e R$ 3.000 para os de nível superior. Há categorias em que o aumento do salário base chega a 140%.

O enquadramento provisório do plano será publicado imediatamente após a sanção, abrindo um período de 15 dias para que os servidores ativos possam avaliar o plano e decidir se desejam aderir a ele. Nesse período, a Secretaria de Administração (SEMAD) estará à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais.

O Plano de Cargos e Salários entrará em vigor a partir do dia 1º de abril.

O destaque do projeto que institui o plano é a oferta de progressão salarial tanto vertical quanto horizontal. Os servidores poderão alcançar aumentos salariais de 3% e 10% a cada três anos, com base em critérios de avaliação de desempenho e capacitação, respectivamente.

Outro ponto relevante é a inclusão dos servidores aposentados que possuem paridade com os ativos. Esses terão a oportunidade de serem enquadrados no plano, caso assim desejem, garantindo que a valorização e os benefícios estendam-se também aos que contribuíram ao longo de suas carreiras.

A solenidade de assinatura do plano contou com a presença de servidores e vereadores do município, celebrando um momento histórico para a administração pública.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação