Guarda e Vigilância apreendem pneus com focos de mosquitos descartados irregularmente em mata

Durante patrulhamento rural realizado na última terça-feira (22) na região de Pedra Mulata, a Guarda Civil Municipal de Viana, após denúncia, apreendeu mais de 150 pneus de veículos automotores descartados irregularmente em um terreno aberto ao lado de uma granja de ovos. Além do impacto ambiental com o descarte inapropriado das borrachas, os produtos ainda apresentavam poças de água em seu interior que abrigavam larvas de mosquitos.

Os pneus estavam depositados em um terreno baldio, em uma distância de aproximadamente 300 metros de um riacho, indicando um potencial risco de poluição de águas fluviais, além da poluição do território.

Assim que averiguaram os focos de mosquitos, e com intuito de fortalecer o combate à dengue e a doenças geradas por mosquitos aedes aegypti, os agentes da Guarda acionaram a Vigilância Ambiental do município. No local, os vigilantes realizaram o tratamento perifocal (quando é feita a borrifação de veneno contra o mosquito com bomba residual) e a tecelagem da caixa d’água irregular. Além disso, foram coletadas 10 amostras larvárias para identificação de espécimes circulantes no local.

Após análises, foi revelado que nove das dez amostras apresentavam a presença de larvas do mosquito aedes albopictus, transmissor em potencial de doenças como dengue e chikungunya.

A GCM identificou que no terreno ao lado, onde está instalada uma granja, havia um galpão de armazenamento de pneus, indicando que os resíduos descartados erroneamente pertencem ao local. Nenhuma pessoa foi encontrada no local. Descarte irregular de inservíveis é crime. A Guarda e a Vigilância Ambiental realizaram autuaram o proprietário da granja ao lado do terreno, conforme as leis municipais 1329/1996 e 3116/2020.

O auto também determina que o suspeito realize o cumprimento imediato dos artigos da lei municipal e providencie a retirada dos pneus para um local com cobertura e propício para seu armazenamento.

As ações de combate ao mosquito da dengue continuam por toda a cidade. Agentes de vigilância ambiental e em saúde, realizam ações educativas, aplicação de venenos e coletas de amostras focais de mosquitos em toda a cidade, conforme o mapa de incidência dos mosquitos. O trabalho é realizado de forma integrada e com intuito de levar prevenção e garantir a saúde de todos que vivem em Viana.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação