Identificação, orgulho e valorização da nossa história: os vianenses se emocionaram com o ensaio da Boa Vista

Ver-se em uma obra arte faz os olhos se encherem d'água. O som da bateria, a poesia cantada e a alegria de falar sobre Viana fazem o coração bater mais forte. Um enredo que mistura ancestralidade, história e nomina personagens marcantes de uma cultura rica, dá sentido mais que especial àquela música, é a identificação dos vianenses com o samba-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Boa Vista. Após aprender e cantar o samba histórico, o resultado só poderia ter sido um: rouquidão no fim do evento, olhos chorosos de emoção e orgulho de viver em Viana.

O enredo que resgata a cultura e a história de nossa cidade foi apresentado aos moradores na noite deste domingo. No Parque Linear de Canaã, o samba “Viana, Divinamente Brasileira” foi cantado junto aos vianenses. E antes mesmo de passar pela avenida, já conquistou e balançou o coração dos apaixonados por Viana. A conexão com a letra da canção e os sentimentos proporcionados pela bateria da Águia Furiosa fizeram o Parque Linear de Canaã tremer.

‘Bate o tambor Congo, ê, Mãe Petronilha, herança, orgulho da região’. O samba é ancestralidade e representatividade. E nesse samba, a escola uniu-se às tradições da cidade e trouxe em sua letra, as lendas e rendeu homenagens a outros ritmos de herdados pela cultura afrodescendente como o congo.

É uma conexão pulsante, que corre no sangue da Rita de Cássia, moradora de Araçatiba e bisneta de uma das grandes personagens homenageadas pela escola de samba em seu samba, a Mãe Petronilha, fundadora e matriarca da banda de Congo centenária de Viana:

“Eu carrego no sangue a descendência da mãe Petronilha e a história da banda de congo. Quando a bateria começa a tocar, o coração acelera e não tem como ficar parado. É emocionante! Falar da comunidade de Araçatiba, das minhas raízes, é um privilégio para a gente. Ficou lindo!”, exclamou a moradora.

As irmãs Virgínia Graça e Juliana Graça são moradoras de Marcílio de Noronha e trabalham 12 anos na Boa Vista como coordenadoras da ala das baianas, uma das mais tradicionais da composição de desfiles, e expressaram a sua alegria no momento que descobriram que Viana seria o tema do campeonato de 2024.

“Vocês não têm noção do orgulho que é falar da sua cidade, do seu município, das suas raízes, na sua escola do coração. É motivo de muita alegria estar representando Viana no carnaval do Espírito Santo”, contaram as coordenadoras.

A Sthefanie Reis empreendedora cultural da cidade, estava com a filha e a sobrinha, Alice e Bruna, prestigiou o evento deste domingo e relatou sobre a importância das histórias e das riquezas de Viana serem homenageadas no Carnaval desse ano:

“Isso faz o nosso coração vibrar um pouco mais! Ver a nossa história e cultura sendo valorizadas por uma escola de samba é incrível. Fiz questão de trazer minha sobrinha e minha filha para verem essa apresentação, é um motivo de se orgulhar ainda mais da nossa história. É uma felicidade imensa ver a Boa Vista, minha escola do coração, cantando sobre a cidade que eu amo tanto”, disse.

E nesta quarta-feira (31) tem mais. Em Viana Sede, a partir das 19h30, acontece o último ensaio da Boa Vista será realizado junto aos vianenses. É o momento de acertar os últimos detalhes e, claro, emocionar a todos que terão a oportunidade de cantar orgulhosamente sobre a cidade que balança o coração da gente.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação