Procon Viana dá dicas de compras de material escolar

Janeiro já traz o sentimento de volta às aulas. Por isso, a busca por materiais escolares já começa frenética no início do ano. O que é importante é agregar qualidade ao valor dos materiais. O Procon Viana, para ajudar no consumo consciente neste período, dá dicas para que o consumidor não caia no descontrole financeiro logo no início do ano.

Mas como economizar na compra de material escolar? Os preços variam muito entre as lojas e mesmo na internet. Por esse motivo, é importante pesquisar e planejar as aquisições para economizar sem ter que abdicar da qualidade nos estudos das crianças.

O Procon de Viana realizou, no período 15 a 19 de janeiro, uma pesquisa de preços dos materiais escolares. O levantamento foi realizado em 06 estabelecimentos comercias e analisou o preço de 35 itens que normalmente integram as listas de materiais escolares das instituições de ensino da região.

Entre os itens com maior diferença de preço está a caneta marca texto, que pode ser encontrada por R$ 2,00 em um comércio e por R$ 32,90 em outro, uma diferença superior a R$ 30,00.

O apontador, de diferentes marcas, varia entre R$ 1,50 e R$ 13,90. Outro item que normalmente é solicitado na lista é o lápis de cor (12 cores), na pesquisa é nítida a diferença, mesmo sendo marcas variadas, onde se pode encontrar com valores entre R$ 6,90 e R$ 29,95.

Veja a lista completa aqui

Dicas para o consumidor

· Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo;

· No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiver em boas condições de uso;

· Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas;

· A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total;

· Não é preciso, necessariamente, comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos;

· O ideal é sempre negociar como se fosse pagar à vista, mas depois buscar por um parcelamento sem juros nas mesmas condições, mas sempre com parcelas que caibam no bolso, para não comprometer as finanças de 2024 por vários meses.

DICA IMPORTANTE:

Ao contrário do que muitos pensam, levar os filhos às compras de material escolar é um momento ímpar de educação, de ensinar seu filho o que significa economizar, pesquisar, porque é importante não ceder aos apelos comerciais.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação