Assinada Ordem de Serviço para a construção do CAP

No final da tarde de segunda-feira (17) foi assinada a ordem de serviço para a construção da nova sede do Centro de Acolhimento Provisório (CAP), em Viana Sede. O evento foi realizado na Prefeitura, em Viana Sede, e contou com a participação do Prefeito Gilson Daniel, o secretário de Desenvolvimento Social, Ledir Porto, deputado Federal Helder Salomão, o Juiz Augusto Passamani, o Promotor Marcelo Ribeiro, além de representantes das comunidades.

A gestora de Assistência Social de Viana, Joana Paula Pereira, explicou o projeto para os presentes e a importância dele para os acolhidos. “O novo espaço será totalmente adequado para nos atender da melhor forma possível. Tanto para o trabalho administrativo quanto para as crianças, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade, a se adaptarem ao local”.

A nova casa será construída com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop) e da Prefeitura, para que ela seja bem estruturada e equipada. O Prefeito Gilson Daniel também fala sobre a satisfação em assinar essa ordem de serviço. “Vamos deixar a casa toda mobiliada e preparada para receber essas crianças. Elas merecem um espaço que as façam ter o sentimento de pertencimento”, concluiu.

A sede será própria e o valor que era investido no aluguel do antigo imóvel será investido em recursos, como aquisição de brinquedos e materiais para atividades lúdicas, culturais, esportivas e de lazer das crianças e adolescentes acolhidas. “Essa aquisição garante e potencializa a construção de vínculos com a comunidade em que se encontra, além de garantir ambiente tranquilo e estável às crianças” explicou Ingrid.

Obra do Centro de Atendimento Provisório (CAP)

A Casa de Acolhimento Provisório (CAP) de Viana compõe a rede socioassistencial do município no que tange à oferta de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O espaço atenderá até 20 crianças e adolescentes com faixa etária de 0 a 12 anos incompletos para ambos os sexos e de 12 a 18 anos incompletos do sexo feminino. A nova sede será construída ao lado do INSS na Rua Aspazia Varejão Dias, em Viana Sede.

O valor da obra é estimado em R$ 797.192,45 com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop) e também da Prefeitura de Viana. Ele será dividido em uma área de 52,54 m⊃2; para a parte Administrativa e uma outra de 416,56m⊃2; para a parte residencial e uma área de lazer.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br