Tradição e celebração marcam os 211 anos da chegada dos açorianos em Viana

O dia 15 de fevereiro de 1813 está marcado na história de Viana. Nesta data, 53 famílias vindas das exuberantes paisagens dos Açores, em Portugal, para desbravar as terras brasileiras desembarcaram aqui, encontrando em Viana não apenas um lar, mas um espaço para prosperar e deixar seu legado.

A influência dos açorianos ainda ressoa nas tradições, na arquitetura e nos costumes que moldaram esta cidade ao longo dos séculos. Da construção da bicentenária Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição ao cultivo das terras férteis às margens do Rio Jucu, o trabalho árduo desses pioneiros ecoa até os dias de hoje, refletido na força e no orgulho de uma comunidade que celebra suas raízes.

Um dos marcos mais emblemáticos desse legado é a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, uma manifestação cultural que perdura através das gerações, lembrando-nos da devoção e da união que caracterizam a história vianense.

Essa conexão profunda tem um marco simbólico: o monumento da Coroa de Açores. Localizado na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, o monumento é um elo tangível entre o passado e o presente, entre Viana e suas origens açorianas. O símbolo foi inaugurado em julho de 2022, com a presença ilustre de uma comitiva presidencial de Açores e representantes das Casas dos Açores no Brasil.

O município está cada vez mais próximo do arquipélago português. Em novembro de 2023, Viana assinou um Acordo de Cooperação e Geminação com a cidade de Ribeira Grande, nos Açores. Este acordo histórico marca a primeira parceria de Viana com uma cidade europeia e reafirma o compromisso em preservar e promover as tradições, a cultura e o desenvolvimento econômico sustentável, inspirados pela herança dos pioneiros açorianos.

Enquanto celebramos 211 anos da chegada dos açorianos em Viana, renovamos nosso compromisso em preservar o legado que continua a moldar o destino desta cidade e de seus habitantes.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação