Viana contra a dengue! Município anuncia vacinação e ações de combate à dengue na cidade

Viana está em guerra contra a dengue e o nosso principal aliado é você, morador! A Prefeitura de Viana anunciou nesta sexta-feira (23) uma série de ações para intensificar o combate ao aedes aegypti para proteger a população contra o vírus da dengue.

Em uma reunião realizada nesta manhã, o Gabinete de Gestão de Combate à Dengue definiu as iniciativas que serão adotadas para conter a disseminação da dengue.

O destaque dessas ações é o início da vacinação contra a dengue para crianças com idades entre 10 e 11 anos. A partir da próxima quarta-feira (28), serão administradas doses da vacina em 23 escolas de ensino fundamental da rede municipal. A Prefeitura recebeu um total de 1.972 doses da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para essa campanha, e a aplicação será realizada sem a necessidade de agendamento, apenas com a autorização dos pais ou responsáveis.

“Vamos dar início à vacinação para as crianças. A aplicação será realizada nas escolas, sem a necessidade de que você, pai, mãe e responsável, procure as nossas unidades de saúde. Todas as nossas escolas serão visitadas na próxima quarta, quinta e sexta-feira para realizar a vacinação. Para que a gente possa executar isso com êxito, os nossos alunos levarão para casa um documento para que você possa fazer a autorização para a vacinação”, orientou o prefeito Wanderson Bueno.

Bueno destaca que as medidas representam um esforço coordenado e abrangente do município para enfrentar a ameaça da dengue. “Só vamos conseguir vencer a dengue se nós estivermos todos juntos. O principal ator desse processo é você, é a sua residência, o espaço onde você vive. Juntos, vamos passar por isso preservando a saúde das pessoas”.

Força tarefa e ações conjuntas para fortalecer o combate

Além da vacinação que se inicia na próxima semana, as escolas do município realizarão ações educativas com os mais de 14.500 alunos da rede pública de ensino sobre temas como prevenção e cuidados na guerra contra a dengue. As ações em sala de aula tem como objetivo informar e disseminar maneiras de evitar a proliferação do mosquito dentro de sua casa, uma vez que segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 80% dos focos de dengue estão dentro de casa.

Entre as medidas, está a intensificação dos serviços de combate a arboviroses por meio do fumacê, aumentando a aplicação de inseticida para combater o mosquito aedes aegypti em áreas estratégicas da cidade. Nesta sexta-feira (23), o carro fumacê atenderá os bairros Parque do Flamengo, Universal, Canaã e Ipanema. No sábado (24), os bairros Soteco, Areinha e Vale do Sol serão atendidos pelo cronograma. No domingo (25), os bairros atendidos serão Ribeira, Santa Terezinha, Santo Agostinho, Nova Viana, Cabral, Verona e Viana Sede.

Os agentes de endemias e de saúde estarão nas ruas realizando visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, além de orientar os moradores sobre medidas preventivas.

Em conjunto com o trabalho de vistoria, o município realizará mutirões de limpeza com equipes de serviços urbanos, com limpeza de canais, cursos hídricos, lotes e terrenos baldios, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Contamos com os munícipes nesse combate. Separe cinco minutos do seu dia e verifique se há água parada em sua casa ou em locais que possam ser possíveis focos do mosquito.

Cinco dicas de combate à dengue

1. Elimine focos de água parada;
2. ⁠Aplique inseticidas e larvicidas;
3. ⁠Coloque telas em portas e janelas;
4. ⁠Utilize repelentes (em caso de mulheres grávidas, confira se o produto é adequado);
5. ⁠Cubra a maior parte do corpo, quando possível.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação