Prefeitura realiza ação de vistoria e conscientização contra a dengue em Viana Sede

Foto: Kaio Torres

Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), promoveu uma ação contra a proliferação da dengue em Viana Sede. Agentes de endemias e agentes comunitários de saúde uniram forças em um multirão pelas ruas do bairro, realizando visitas domiciliares visando identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, além de fornecer orientações preventivas à comunidade.

A iniciativa contou com uma abordagem criativa e educativa, envolvendo agentes de saúde fantasiados de mosquito, bem como a distribuição de cartazes e panfletos informativos. Viana Sede foi escolhida como foco inicial da ação devido ao registro elevado de casos na região, embora ações semelhantes estejam programadas para todos os bairros do município.

Foto: Kaio Torres

Estes locais foram previamente mapeados com base nas notificações recebidas, permitindo um direcionamento eficaz das atividades de educação em saúde, para podermos incentivar práticas que contribuam para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor.

"Estamos reforçando o compromisso com a promoção da saúde e a proteção da população. Estamos empenhados em realizar ações integradas e educativas para combater a dengue e contamos com a colaboração de todos os cidadãos. Juntos, podemos construir um ambiente mais saudável e seguro para nossa comunidade”, destacou a secretaria de saúde Jaqueline Jubini.

Foto: Kaio Torres

Além das atividades de vistoria e conscientização, a Prefeitura está realizando mutirões de limpeza em parceria com equipes de limpeza da Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS). Essas equipes se concentrarão na limpeza de canais, cursos hídricos, lotes e terrenos baldios, com o intuito de eliminar possíveis criadouros do mosquito e, assim, reduzir a incidência da dengue em toda a cidade.

É fundamental o apoio ativo da população, pois a dengue muitas vezes encontra-se mais parto do que imaginamos. Por isso, a colaboração dos moradores é essencial para avançar no enfrentamento da doença.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação