Casa do Artesanato: Mais investimentos no empreendedorismo e talento dos vianenses

As peças são únicas, feitas à mão e com o toque delicado de cada artista que produz. O artesanato vianense viaja o país, uma vez que a cidade é cortada por duas grandes rodovias. E os materiais inéditos são feitos com amor e sempre valorizando a história e a cultura da cidade. Com o objetivo de valorizar o fazer artístico desses profissionais, foi inaugurada a Casa do Artesanato, em Viana Sede.

O espaço é a nova casa da inspiração para que os artistas vianenses possam expressar seu talento e sua arte em suas obras, além de ser o ponto de encontro ideal para que possam realizar suas vendas e garantir o sustento de suas famílias. E a inauguração da nova sede do artesanato de Viana foi uma grande festa na noite desta quarta (28).

Dona Mariazinha, grande guardiã do artesanato vianense, comemorou a entrega do novo equipamento que valoriza a arte local:

“Esse espaço não é meu, nem seu, nem de ninguém, é nosso! É da arte vianense! É uma alegria muito grande, estamos muito felizes, está tudo muito lindo, desde a entrada até o espaço interno do recinto, foi uma luta muito grande para conseguir esse espaço. Eu acho que vai ser um ponto abençoado e que a gente vai continuar com o nosso lema: aprender, fazer, ensinar e depois vender”, celebrou a anfitriã.

A artesã ainda completou: “sejam todos bem vindos a nossa casa, venham nos visitar e conhecer os lindos trabalhos que os artistas de Viana realizam”, finalizou dona Mariazinha.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, reforçou o compromisso em investir na cultura e no empreendedorismo individual dos vianenses.

“Nossos artistas produzem peças que ganham notoriedade fora do estado, em vários estados do Brasil e nós desenvolvemos esse projeto para valorizar e prestigiar o trabalho dos artesãos para que possam ser conhecidos pelos vianenses e possam mudar a sua vida por meio das suas obras”, discursou o prefeito.

Conselho de Cultura de Viana

A noite contou, também, com o lançamento do Edital de Convocação e regulamento para a Assembleia de Eleição dos membros da Sociedade Civil para composição do Conselho de Cultura de Viana.

Durante a solenidade, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, assinou o edital que inicia o processo de eleição para o conselho para a gestão 2024-2026. Veja abaixo o edital completo com as competências, bem como os prazos para inscrições que começam no dia 6 de março ao dia 17 de março de 2024.

Para esclarecimento de dúvidas, a Secretaria de Cultura e Turismo disponibiliza os contatos (27) 2124-6764, (27) 98177-0562 e o e-mail secult@viana.es.gov.br.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação