Auto da Paixão de Cristo emociona milhares de espectadores em Viana

Viana foi palco de uma das mais tradicionais e emocionantes celebrações da fé no Espírito Santo: o Auto da Paixão de Cristo. Realizado há 46 anos, o maior espetáculo teatral que conta a vida, morte e ascensão de Cristo aos céus no Estado se tornou um símbolo de devoção para milhares de vianenses e visitantes.

Este ano, o Auto da Paixão de Cristo retornou às suas origens com dois dias de exibição. A jornada teatral começou nesta quinta-feira (28), com a criação do mundo, passando pelo nascimento de Cristo, seus milagres e desafios, culminando na sexta-feira (29), com a representação do ato da Santa Ceia, crucificação, ressurreição e ascensão de Jesus aos céus.

O espetáculo emocionou milhares de espectadores, que se reuniram em frente à colina da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, para testemunhar a tradicional representação.

“O tradicional Auto de Paixão de Cristo chegou neste ano ao seu 46º ano. Esse espetáculo se mantém vivo há décadas graças ao empenho de muitas famílias, que preservaram essa cultura e tradição da cidade de Viana. Que esta noite possa seja um momento de reflexão para todos nós, que a mensagem de amor a Deus e ao próximo dada por Jesus Cristo possa ecoar em nossos corações após esse momento de reflexão e fé”, enfatizou o prefeito Wanderson Bueno.

Entre os mais de 450 participantes do espetáculo está Stefany Gava, que participa da peça há 25 anos, passando por diversos papéis até interpretar Maria, mãe de Jesus. Ela também é diretora artística e cuida minuciosamente dos figurinos e cenários, um trabalho que, segundo ela, dura o ano inteiro.

“É muito gratificante, porque a gente fica na correria nos bastidores desde muito antes do início dos ensaios. Não é só um mês de preparo, são vários meses de trabalho para chegar a esse resultado, que é fruto de muita entrega de todos os participantes. É uma emoção muito grande quando a gente consegue apresentar essa encenação, quando vemos os espectadores aplaudindo e vemos que deu certo. Vou participar da peça até quando Deus quiser e abençoar”, comentou Stefany.

As amigas Ivonete de Souza, Rogéria Ribeiro e Andreia Correia Ramos participam do espetáculo teatral há cerca de 30 anos e destacam que participam em prol da evangelização dos vianenses e visitantes que acompanham a peça.

“Participamos desta peça apenas para agradar a Jesus e evangelizar os espectadores por meio do teatro. Para mim é uma grande emoção! Espero participar mais uma vez ano que vem e vou participar sempre até quando Deus permitir. Para nós é uma honra muito grande!”, disse Rogéria.

“Sentimos uma sensação muito grande de gratificação por estar evangelizando os espectadores. É muita emoção participar deste teatro porque não somos apenas nós que estamos aqui, é nossa família, são as pessoas que vêm de outros municípios, então evangelizar para a gente é uma emoção muito grande e é um prazer enorme fazer parte deste grupo teatral”, disse Andreia.

“Fazemos essa apresentação em nome de Jesus, é muito importante para nós. Damos nossa vida por este teatro todos os anos e estaremos aqui até quando Deus nos permitir”, disse Ivonete.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação