Viana reúne agentes de segurança pública para capacitação para patrulhamento tático motorizado

O 1º Curso teve sua aula inaugural na manhã desta segunda-feira (01), o Teatro Municipal Luís Rodrigues Siqueira, em Viana Sede. Organizado pela Guarda Municipal de Viana, por meio da Coordenação Psicossocial e Ensino da Guarda Municipal, o curso visa capacitar agentes para atuarem como operadores táticos motorizados, elevando assim o nível de conhecimento e habilidade técnica dos profissionais envolvidos na segurança pública.

O evento contou com a presença de representantes das guardas municipais de Vila Velha, Serra, Marataízes, Anchieta, Cariacica e Bom Jesus do Itabapoana, do Rio de Janeiro, além de agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal de Vitória, da Coordenação de Apoio Especializado (Caesp) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), e representantes da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Penal e Exército Brasileiro.

O prefeito Wanderson Bueno expressou sua satisfação em reunir todos os presentes para celebrar o evento. Bueno destacou os desafios enfrentados na área da segurança pública e ressaltou a importância de um plano de governo sólido e um planejamento estratégico para obter bons resultados.

"A segurança pública é uma responsabilidade que levamos a sério, e estou honrado por testemunhar este marco importante em nossa jornada. Enfrentamos muitos desafios, especialmente na área da segurança pública. No entanto, com um plano de governo sólido e um planejamento estratégico eficaz, conseguimos alcançar resultados significativos, como a redução nos índices de violência. Investir na capacitação e treinamento adequados é essencial para garantir uma segurança pública eficaz, pois sabemos que equipes bem treinadas são essenciais para enfrentar os desafios complexos que a segurança pública apresenta", enfatizou o prefeito.

“Essa capacitação é a concretização da nossa missão de integrar as forças de segurança que atuam em Viana. Esse primeiro curso é uma importância imensa. Esse curso demonstra a capacidade técnica da Guarda Municipal de Viana, que, além de estar integrado com as outras forças, tem a capacidade técnica de ensino”, comentou o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher.

Um total de 28 alunos participarão do curso, que terá duração de 24 dias, que encerram em 24 de abril. Durante esse período, os participantes serão submetidos a cerca de 280 horas de instrução intensiva.

A capacitação abrange uma ampla gama de disciplinas, incluindo patrulhamento em áreas de alto risco, treinamento físico, sobrevivência, gerenciamento de crises, atendimento pré-hospitalar, defesa pessoal, armamento e tiro, entre outras. Essa abordagem multidisciplinar visa preparar os agentes de segurança para lidar com situações desafiadoras e de alto risco, estabelecendo diretrizes e práticas uniformes relacionadas à intervenção e incursão em ocorrências policiais, garantindo assim a aplicação adequada e proporcional da força.

A realização da capacitação representa um marco importante para as instituições participantes, pois proporciona aos agentes embasamento teórico, legal e prático para suas atividades, além de elevar significativamente seu nível técnico. Ao final do curso, os formandos receberão o brevê do curso, consolidando assim sua formação e contribuindo para o aprimoramento contínuo da segurança pública na região.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação