Dia Internacional do Livro Infantil: Projeto Ler, Contar e Encantar garante a alfabetização de alunos com entrega livros

Ler é um importante hábito para a formação de um aluno que contribui para estimular a criatividade, expandir o pensamento, melhorar o vocabulário e a interpretação de texto. Um bom livro é o caminho certo nesta jornada pela leitura, responsável por abrir portas para realidades além da imaginação, fazendo o leitor viajar em suas páginas para um reino encantado de conhecimentos.

Nesta terça-feira (02), é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. Em Viana, o projeto “Ler, Contar, Encantar...” incentiva o hábito da leitura entre alunos da rede municipal de ensino e garante que todo dia seja dia do livro! O projeto contribui de forma significativa com a missão de educar as crianças vianenses, realizando a entrega de seis exemplares por ano, totalizando cerca de 180 mil livros, para os estudantes montarem sua primeira biblioteca em casa.

 

Os livros são entregues aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Com cada livro são desenvolvidas atividades em sala de aula e depois o aluno leva o livro para casa. Esta iniciativa não apenas fornece acesso a histórias envolventes, mas também cria um vínculo emocional com a leitura desde tenra idade.

O sucesso desse projeto reflete-se nos resultados que a cidade de Viana alcançou. Não é por acaso que a cidade ostenta o título de oferecer a melhor educação básica da Grande Vitória e os melhores dados do teste Fluência em Leitura, da Secretaria Estadual de Educação (SEDU), que, em três anos, quadruplicaram na cidade, demonstrando um importante impacto deste projeto na formação dos estudantes da cidade.

 

O resultado demonstra que as ações realizadas pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), estão surtindo efeitos diretos no desenvolvimento estudantil de nossos alunos, seja em sala de aula, ou com o auxílio das famílias que participam da vida escolar das crianças. É assim, incentivando à leitura e a educação de qualidade, que construímos a cidade que sonhamos e transformamos o futuro de cada pequeno vianense.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em terça-feira, 02 de abril de 2024

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915