Escolas promovem atividades para celebrar o Dia Mundial do Autismo

Nesta terça-feira, 2 de abril, as EMEFs e os CMEIs do município, uniram esforços para promover diversas ações educativas em comemoração ao Dia Mundial do Autismo.

Entre as iniciativas, destacou-se a atividade realizada pelo CMEI Maria de Lourdes, localizado em Vila Bethânia, que visou sensibilizar os alunos sobre a importância da igualdade e inclusão.

A ação no CMEI Maria de Lourdes teve como objetivo principal proporcionar uma experiência sensorial aos alunos, buscando demonstrar como as pessoas com autismo são seletivas em diversos aspectos do cotidiano. Através do estímulo dos cinco sentidos, as crianças puderam compreender melhor as diferenças individuais e aprender a respeitar e valorizar a singularidade de cada indivíduo.

Para Claudineia Gomes Neitzel, pedagoga da escola, a atividade foi uma oportunidade de promover a inclusão e conscientizar os alunos sobre a importância do respeito às diferenças.

“A criança autista é seletiva para alimentos e até mesmo para brinquedos. Por isso, decidimos utilizar os cinco sentidos, como quando colocamos alunos para demonstrar para eles que existem diferenças, mas que devem ser respeitadas”, destacou a pedagoga.

Além da CMEI Maria de Lourdes, outras escolas de Viana protagonizaram uma tarde de ensinamentos e inclusão, como, por exemplo, a EMEF Constantino, em Marcílio de Noronha, a CMEI Joana Darck, em Vale do Sol e tantas outras espalhadas na cidade.

Warlen Carlos, técnico da Educação Especial, ressaltou a importância da Semana do Autismo como uma oportunidade para destacar o trabalho realizado pela Educação Especial no município.

“A Semana do Autismo é uma lei que temos no município, onde as escolas realizam ações para incluir e também mostrar um pouco do trabalho da Educação Especial, que incluem os nossos alunos autistas. Atualmente, na rede, temos mais de 800 alunos autistas, que são avaliados e atendidos pela Educação Especial”, comentou o gerente.

Através dessas iniciativas, as escolas de Viana reafirmam seu compromisso com a inclusão e promovem a conscientização sobre o autismo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais acolhedora e respeitosa com as diferenças.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação