Piquenique Literário estimula leitura para alunos do Ensino Fundamental

Na busca por promover uma cultura de leitura envolvente e dinâmica, a EMEF Washington Martins Filho, em Marcílio de Noronha, se destaca ao incentivar os alunos a explorarem o universo dos livros de uma forma inovadora. O projeto Piquenique Literário proporciona as turmas pré-escolar e do 1º ao 5º ano um momento único, combinando a magia da leitura com a descontração de um lanche compartilhado entre amigos.

O Piquenique Literário é uma iniciativa que visa estimular o hábito da leitura de maneira agradável. Nas aulas do projeto, os alunos escolhem os livros favoritos e se reúnem em um ambiente ao ar livre, onde têm a oportunidade de mergulhar nas páginas de suas histórias preferidas e compartilhar as experiências literárias com os colegas.

A diretora Aurora de Fátima comenta que o projeto surgiu do desejo de transformar uma área esquecida da escola em um novo local para os alunos. Junto a outros funcionários da escola, ela desenvolveu o projeto para despertar o interesse dos alunos pela leitura e proporcionar momentos de aprendizado significativo fora da sala de aula.

“O projeto proporciona uma interação entre os alunos e os professores, oferecendo uma leitura prazerosa e alegre em um ambiente fora das salas de aula”, comenta Aurora. A diretora ainda afirma que a evolução das crianças é notável. Elas estão sentindo cada vez mais vontade de se aprofundarem nos livros. Em breve, os alunos da EMEF terão uma biblioteca completa com área de leitura, informática e vídeo para terem ainda mais acesso ao mundo mágico da literatura.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação