Viana repassa valores do Fundo Municipal da Infância e Adolescência a instituições

Quando a sociedade civil organizada e o poder público se juntam, o resultado é um só: sucesso. A generosa parcela paga por alguns contribuintes para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) possibilitou um futuro melhor para muitas crianças e adolescentes de Viana. Uma fração do valor é descontada do Imposto de Renda e os tributários podem destinar até 3% do total devido à Receita Federal.

Com o montante de quase R$ 130 mil arrecadado em 2023, cinco instituições de Viana foram beneficiadas no valor de R$ 29.565,30 cada. São elas: Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recurso e Assistência (ADRA); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Associação Beneficente Dorcas; Associação Cultural, Esportiva e Ecológica Raízes da Natureza (ACEERAN); e Associação Vianense de Karatê (AVK).

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destacou a importância de um trabalho harmonioso na produção de políticas públicas consistente na cidade.   “O FIA é um exemplo vivo de como a união de esforços pode transformar vidas. Estamos comprometidos em garantir que esses recursos sejam aplicados de forma eficaz para promover, proteger e defender os direitos de nossas crianças e adolescentes. Quero expressar minha gratidão a todos que tornaram isso possível e encorajar mais pessoas a se juntarem a nós nesse importante esforço para construir um futuro melhor para as futuras gerações do município”, enfatiza Bueno.

O Fundo, instituído pelo artigo 88, inciso IV, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e artigo 67 da Lei Municipal 2.796/16, visa assegurar o futuro desses meninos e meninas, financiando projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados com monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Viana (COMDICAVI).

O responsável pela ACEERAN Vanderlei Soares fez um apelo à população e as grandes empresas no apoio dessas instituições. “Lutamos por mais de dois anos para recebermos esse recurso que irá alavancar as instituições. Somando as entidades, trabalhamos com mais de 20 mil pessoas direta e indiretamente em Viana. Nós nos doamos diariamente para auxiliar as crianças em um bom caminho. Uma criança que a gente salva é um retorno certo. E nós salvamos muito mais”, comenta Vanderlei.

Os interessados em destinar a parte do imposto pago em 2024 para o FIA ainda têm tempo. Confira abaixo como fazer:

Como doar:

1. Os contribuintes podem fazer doações para o Fundo da Infância e Adolescência - FIA direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda?

Sim. Os contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido ao Fundo para Infância e Adolescência - FIA e durante o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. O pagamento da DARF referente à doação deve ser efetuado até o último dia válido para a declaração do imposto. O profissional responsável pela declaração informará o CNPJ 30.698.399/0001-97 e emitirá o DARF.

2. Quem pode doar?

Os contribuintes que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda.

3. Qual o limite para a doação?

As doações realizadas no momento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda poderão ser deduzidas até o percentual de 3% sobre o imposto devido apurado na declaração. Ou seja, o imposto será destinado diretamente para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA.

4. Qual a vantagem de realizar a doação diretamente da Declaração do Imposto de Renda?

Os contribuintes têm maior autonomia sobre a destinação do imposto de renda. Dessa forma, podem decidir se parte do imposto devido será destinado à Receita Federal ou para o financiamento de projetos de atendimento à população infanto juvenil.

5. A doação representa um gasto adicional para o contribuinte?

Não. A doação representa a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA Municipal de Viana/ES. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

6. Se eu já enviei a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda, ainda posso doar?

Sim. É possível retificar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda para realizar sua doação.

7. Se eu doei durante o ano, quais os procedimentos para realizar a dedução na Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda?

As Pessoas Físicas podem destinar, desde que optem pelo modelo completo da declaração, até 6% do valor do imposto devido para as doações realizadas durante o Ano-Calendário da Declaração de Ajuste Anual. Já Pessoas Jurídicas, podem deduzir até o limite de 1% do imposto calculado pelo lucro real. O montante doado durante o ano-base da Declaração de Imposto de Renda deverá ser informado em campo “Doações Efetuadas” no programa de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Os contribuintes podem efetuar as doações em qualquer período do ano por meio do pagamento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) ou transferência bancária identificada (TED ou DOC) para a conta-corrente no Banco Banestes Ag.0092 cC 34.029.777.

8. Como é utilizada a verba arrecadada?

Os recursos do fundo são utilizados para a implementação da política de promoção, defesa e proteção dos direitos da criança e adolescente conforme as diretrizes formalmente deliberadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Viana–ES (COMDICAVI).

9. Quais as instituições que podem ser beneficiadas pelos recursos do Fundo?

Podem ser beneficiadas com os recursos as instituições que atuam com a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente que tiverem seus projetos aprovados pelo Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente. Entidades da sociedade civil organizada deverão ainda ter seus projetos aprovados conforme critérios específicos constantes em edital de chamamento público próprio.

10. Qual a finalidade do FIA?

O FIA tem por objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. As ações destinam-se a Programas de Proteção Especial à criança e ao adolescente exposto à situação de risco pessoal e social e, excepcionalmente, a projetos de assistência social para crianças e adolescentes que delas necessitem, a serem realizados em caráter supletivo, em atendimento às deliberações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Viana–ES (COMDICAVI).

11. Caso tenha alguma dúvida, como entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Viana-ES?

O email da Casa dos Conselhos é casadosconselhosdeviana@gmail.com

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Vitor Matias

Publicado em quarta-feira, 24 de abril de 2024

Atualizado em quinta-feira, 25 de abril de 2024

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915