Curso de Patrulhamento Tático Motorizado: Agentes concluem intensa jornada de treinamento

Foto: Victor Andrade

Após quase um mês de treinamento extensivo, 16 agentes de segurança tornaram-se os primeiros a concluir o Curso de Patrulhamento Tático Motorizado. Essa conquista é mais do que um certificado, representa a materialização do ditado "o esforço vence o talento".

Durante 24 dias intensos, esses bravos homens e mulheres desafiaram seus próprios limites, longe do aconchego familiar e do conforto de seus lares, em prol do aprimoramento de suas habilidades profissionais.

Os agentes superaram dores físicas, saudades da família e desafios emocionais e a sua força e resistência serviram de inspiração para seguir em frente. E, nesta quarta-feira (24), todo esse esforço e dedicação foram coroados com uma cerimônia de formatura marcada por emoção e orgulho.

A solenidade

Em seu discurso como oradora da turma, Mariana Veronese Vieira Mederos, agente da Guarda Municipal de Vila Velha, destacou as dificuldades enfrentadas ao longo dessa jornada extensiva e expressou sua gratidão pelas recompensas de um trabalho bem realizado.

Foto: Victor Andrade

"Que a chama do raio que conquistamos arda em nossos corações, nos lembrando sempre dos nossos mandamentos, que a emoção dos louros da vitória nos impulsionem para frente. Esse curso não foi apenas uma jornada, é a prova da nossa perseverança, da nossa determinação em alcançar a excelência. Somos patrulheiros, somos imparáveis, senhores’, discursou a formanda.

Durante a solenidade, a banda da Escola Cívico Militar Divaneta Lessa de Moraes emocionou a todos entoando os hinos Nacional Brasileiro e Municipal de Viana, reverenciando não apenas a conquista individual, mas também o compromisso comunitário que esses agentes assumem.

O curso

O Curso de Patrulhamento Tático Motorizado abrangeu uma vasta gama de disciplinas, desde patrulhamento em áreas de alto risco até treinamento físico, sobrevivência, gerenciamento de crises, defesa pessoal, entre outras. Essa abordagem multidisciplinar visa preparar os agentes para lidar com situações desafiadoras e de alto risco, estabelecendo diretrizes uniformes para intervenção e incursão em ocorrências policiais.

Foto: Victor Andrade

O Secretário de Defesa Social de Viana, Major Enoni Erlacher, expressou sua felicidade em realizar um sonho antigo e agradeceu a todos pelo comprometimento e força de vontade para concluir o curso.

"Realizamos um sonho antigo meu e da minha equipe. Muito obrigado pela perseverança e dedicação por fazer este sonho se tornar realidade. Só de chegar aqui, todos vocês são vencedores. A partir de agora vocês devem pensar no próximo passo. Além da obrigação de zelar e cuidar da população dos seus respectivos municípios, o dever de vocês é de transmitir informação e conhecimento para todos buscam se aprimorar”, destacou o secretário.

Foto: Victor Andrade

Além dos participantes da Guarda Municipal de Viana, a turma contou com agentes das guardas municipais da Serra e de Vila Velha, bem como agentes da Polícia Penal. A colaboração da Polícia Penal, da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e demais forças de segurança foi fundamental para o sucesso deste curso pioneiro.

Destaque

Entre os 16 formandos, três se destacaram durante as provas de resistência, inteligência, força e sobrevivência. O agente da Guarda Municipal de Viana, Carlos Antônio Rodrigues, conquistou o terceiro lugar como um dos melhores alunos do Curso de Patrulhamento Tático e compartilhou sua experiência e honraria.

Foto: Victor Andrade

"Como diz o próprio curso, 'ser forjado', é você entrar como um copo vazio e sair uma nova pessoa. Meu foco era concluir o curso da melhor maneira possível, aprender e desenvolver novas técnicas. Saio daqui renovado, uma nova pessoa, e eu quero ser igual aos meus professores, que são um espelho para nós, espelho de postura, humildade, lealdade, e é isso que eu quero levar para minha vida”, comentou o agente.

O prefeito Wanderson Bueno agradeceu o comprometimento dos agentes em aperfeiçoar suas técnicas e, acima de tudo, com a segurança pública. O sucesso deste curso é reflexo do compromisso que de seus idealizadores e alunos.

Foto: Victor Andrade

“A conclusão do Curso de Patrulhamento Tático Motorizado não marca apenas o fim de uma jornada árdua, mas sim o início de uma nova fase na carreira de todos vocês. Sigam comprometidos em proteger e servir suas comunidades com excelência e dedicação”, afirmou o prefeito.

Oração

Para finalizar e provar o ditado do início da matéria "o esforço vence o talento", deixo aqui a oração, criada pelos agentes, que trouxe força, esperança e motivação para conquistar este objetivo em suas vidas.

Foto: Victor Andrade

“Senhor, meu Deus, criador dos céus da terra, todas as coisas são ao seu comando, dai-me sabedoria e força durante o combate. Permita que possamos ter dignidade e realismo, para proteger os que devem. Senhor, meu Deus, pedimos a vossa proteção em todos os momentos. Dai-nos graça para que nos livre de todo mal, pois contigo somos fortes e vencedoras, que a ti pertença o louro da nossa vitória, a nossa bravura e triunfo é tua com honra e glória, pois tu é o rei dos reis, Senhor dos exércitos, pois teu é o rei, o poder e a glória para sempre, amém!”

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação