Atenção taxistas de Viana: verificação dos taxímetros ocorrerá em maio

Todos os taxistas que atuam no município de Viana devem ficar atentos ao prazo para verificação dos taxímetros instalados nos veículos. Segundo o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), o agendamento deve ser realizado no site www.ipem.es.gov.br.

Para os taxistas de Viana, a vistoria nos equipamentos ocorrerá no dia 2 de maio. O proprietário do táxi deverá agendar a data e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de serviço. Os taxímetros serão inspecionados na sede do Ipem-ES, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, em Vitória.

Passo a passo para fazer o agendamento:

1. Acesse o site www.ipem.es.gov.br;
  2. Clique em “Serviços Online”;
  3. Escolha a opção “Verificação de Taxímetro Agendamento”;
  4. Selecione o estado do Espírito Santo;
  5. Informe seu CPF e clique em consultar;
  6. Confira se os dados do proprietário e veículo estão corretos;
  7. Clique em agendar, escolha a data e confirme;
  8. Após finalizar o agendamento, o taxista deverá imprimir a GRU, fazer o pagamento da taxa e aguardar a data de inspeção.

No momento da verificação, é obrigatório apresentar os seguintes documentos (sem rasuras): Autorização da prefeitura; Último Certificado de Verificação do Taxímetro; Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV); Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH); Comprovante de pagamento da GRU emitida no site, referente ao serviço de verificação 2024.

​​​​​​Procedimento obrigatório

A aferição anual de taxímetro é obrigatória. O proprietário ou responsável legal pelo táxi que não passar por esse procedimento de averiguação, poderá ser autuado pelo Inmetro e também pela Prefeitura de Viana, durante as ações de fiscalização na cidade. Além disso, os taxistas ficam sujeitos às penalidades previstas nos artigos 8º e 9º, da Lei Federal n.º 9933/99.

Durante a inspeção, o taxímetro que ficar reprovado e necessitar de reparos deverá ser submetido à nova vistoria após a conclusão dos serviços realizados por oficina autorizada, sob penalidades previstas no artigo 6º da Instrução de Serviço. Deverá ser retirada nova GRU e agendada nova data e horário na sede do Ipem-ES.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação