Paz no Trânsito começa por você! Viana dá início às ações da Semana de Trânsito

Foto: Victor Andrade

O mês de maio chegou e com ele temos uma grande mobilização em prol de um trânsito mais seguro: o Maio Amarelo. Nesta sexta-feira (03), na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, em Viana Sede, ocorreu uma grande ação com orientação aos condutores, simulação de desencarceramento de vítimas de acidente e resgate do NOTAER.

As ações, realizadas pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Defesa Social (SEMDES), visaram chamar a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito.

Foto: Victor Andrade

Os agentes da Guarda Municipal, DETRAN/ES, Polícia Militar e a PRF realizaram uma blitz educativa dando orientações aos condutores. A Secretaria Municipal de Saúde (SENSA) ofertou serviços de medição de pressão, glicose e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e a orientações jurídicas por cargo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Entre as demais atividades, houve uma simulação de desencarceramento de carros com vítimas de acidente realizada pelo SAMU e o Corpo de Bombeiros. O helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (NOTAER), realizou o resgate de vítimas do acidente.

Foto: Victor Andrade

"O objetivo é o de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. Com alunos de nossa rede pública de ensino que estarão presentes, também queremos alertá-los para serem multiplicadores sobre os cuidados para promover a segurança no trânsito. Ensinar as crianças sobre segurança no trânsito desde cedo pode ajudá-las a desenvolver hábitos seguros que as acompanharão por toda a vida. O Maio Amarelo oferece uma oportunidade para as escolas e os pais abordarem esses temas de forma mais direta e intensiva. Essa é uma das formas de cuidar de si, dos demais condutores e passageiros e ainda dos usuários mais vulneráveis das vias, como pedestres, motociclistas e ciclistas. Viana é cortada por duas rodovias federais - BRs 101 E 262, e o objetivo, junto aos parceiros da área de trânsito e socorro, é educar os pedestres e motoristas para um trânsito mais seguro”, destacou o prefeito, Wanderson Bueno.

Foto: Victor Andrade

Além das demais autoridades, o evento também contou com a presença da Guarda Municipal, Detran, Eco -101, Corpo de Bombeiros, PRF, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O secretário de Defesa Social, Major Enoni Erlacher, destacou a que a ação de conscientização é oportuna para praticar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, utilizar o cinto de segurança, evitar distrações ao volante e dar prioridade aos pedestres nas faixas de travessia.

"Ao unir esforços para promover a conscientização sobre a segurança no trânsito durante o Maio Amarelo, podemos contribuir para a redução de acidentes e salvar vidas", disse ele.

Foto: Victor Andrade

“Estes eventos especiais durante o Maio Amarelo, como simulações de situações de tráfego seguro, podem oferecer experiências práticas que ajudam a entender melhor os perigos do trânsito e como se proteger”, enfatizou o secretário.

Maio Amarelo

Foto: Victor Andrade

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha atinge a 11ª edição com o tema “Paz no trânsito começa por você” e traz o amarelo por ser a cor que simboliza as sinalizações de advertência, atenção e cuidado no trânsito.

Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo.

Mais de 90% dos acidentes ocorrem por falha humana, imperícia, imprudência ou desatenção.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação