Saúde realiza palestra sobre tabagismo para servidores municipais

A equipe do ‘Programa de Controle do Tabagismo’ da Secretaria de Saúde de Viana, realiza na próxima quarta-feira (26) o primeiro encontro de Controle do Tabagismo para servidores do município. O objetivo é levar o serviço de forma itinerante para atender aos servidores. São quatro encontros e, em seguida, o atendimento médico.

O tabaco é responsável por 30% das mortes por câncer de boca e 90% das mortes por câncer de pulmão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nosso objetivo é alcançar o maior número de pessoas, fazer com que as orientações quanto a cuidados e prevenção cheguem a todos que precisam deste alerta”, disse a assistente social, Viviane Costa Viana.

Programa de Controle do Tabagismo

O Programa é do Ministério da Saúde e, em Viana, as ações de Controle do Tabagismo são desenvolvidas na Unidade de Saúde de Vila Bethânia, onde a equipe recebe o fumante para repassar informações importantes quanto ao atendimento médico e tratamento.

O tratamento é realizado por meio de quatro sessões de orientação comportamental em que o paciente é levado a refletir “Por que eu fumo?”, “Como posso parar?”, além de receber orientações para a mudança da rotina.  De acordo com o nível de dependência do fumante, detectada nas consultas e sessões, podem ser passados medicamentos.

“O programa já funciona há dois anos no município e queremos atingir o maior número de pessoas. Nosso foco é o tratamento e a sensibilização dessas pessoas sobre o quanto esse vício é prejudicial à saúde”, disse Viviane.

Serviço:

Controle do Tabagismo para Servidores

Inscrições: Gerência de Programas da Saúde, no antigo Mãe Casemira (Sede da Secretaria de Saúde) ou no dia da palestra.

Dia: Quarta-feira (26)

Local: Auditório da US de Viana

Mais informações: 99824-9761

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré