Saúde alerta sobre cuidados com a alimentação durante palestra

O dia a dia do trabalho e a vida corrida da maioria das pessoas, acaba prejudicando a alimentação de muitos. Mas é preciso se atentar e não deixar de lado a necessidade de uma alimentação balanceada e variada. Esse foi o assunto em destaque durante a palestra ministrada pela nutricionista do Núcleo de Saúde de Viana, Daniele Cristina Lyrio e as estagiárias em Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mayara Cristine Penha Rosa e Haysla Xavier Martins. As palestrantes levaram o assunto para os pacientes do Núcleo de Saúde na manhã desta quinta-feira (20), dentro do tema: 'Alimentação Saudável: Missão impossível?'

De acordo com a nutricionista Daniele Cristina Lyrio, para driblar o custo desses alimentos, a dica é moderar nas quantidades e apostar nos complementos para garantir a quantidade de nutrientes necessários para o seu dia a dia.  “É, sim, possível ter uma alimentação saudável sem gastar muito. Ao comprar alimentos é preciso pesquisar preço e também avaliar o que de fato precisa, para não acabar com um armário cheio de supérfluos que podem estragar e, ainda, podem nem ser bons para a saúde”, explica.

Durante a palestra, as estagiárias em Nutrição deram várias dicas sobre a busca por uma alimentação mais saudável, entre elas: evitar refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos recheados e outras guloseimas. “Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Beba pelo menos dois litros de água por dia e evite bebidas alcoólicas e cigarro, além da prática de atividade física todos os dias acompanhados por um profissional de Educação Física”, disse Mayara Cristine.

Outra dica é evitar os alimentos ultraprocessados que são formulações da indústria, feitos em sua maioria a partir de ingredientes e aditivos que são pobres em fibras, estimulando o consumo excessivo de calorias. “Além de apresentarem maior quantidade de sódio, açúcar, gordura totais e saturadas, que tem função de estender a duração desses produtos e intensificar o sabor, os alimentos ultraprocessados favorecem doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuir para o aumento de sobre peso e obesidade”, explicou Haysla Xavier.

Se o objetivo é emagrecer, a nutricionista Daniele afirma que é possível investir em uma alimentação balanceada sem desfalcar o bolso, ao contrário do que o senso comum indica. É preciso lembrar que o que mais encarece o valor dos alimentos é o fato deles serem orgânicos e integrais, mas engana-se quem acha que esses elementos são vitais para o sucesso de uma dieta. "Para driblar o custo desses alimentos, a dica é moderar nas quantidades e apostar nos complementos para garantir a quantidade de nutrientes necessários para o seu dia a dia. Basta se organizar para ter alimentos nutritivos tanto em casa quanto no trabalho”, explica.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br