Alunos do Gerar fazem aula prática dentro de cervejaria artesanal

Todo o processo prático para a produção e comercialização de cerveja artesanal foi ensinado, nesta terça-feira (25), para os alunos do curso de Cerveja Artesanal, oferecido pela Prefeitura de Viana, por meio do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar. A etapa prática do curso foi realizada na sede da Cerveja Artesanal Piabier, em Piapitangui, e, durante todo o dia, os alunos viram de perto todo o passo a passo para fabricação da bebida.  

Segundo o gastrônomo, sommelier e instrutor da capacitação, Flávio Pimentel, ao longo do curso os cervejeiros matriculados acompanharam importantes etapas e procedimentos para fabricação da cerveja como a moagem do malte, brassagem, fervura, lupulagem, resfriamento, aplicação do fermento mosto até o período de fermentação e maturação da bebida. “Todo o processo de fabricação dura, em média, de 20 a 25 dias”, explica. 

O instrutor completa. “A Brassagem é, sem dúvida, uma das partes mais importantes do processo quente da produção da cerveja artesanal. O objetivo da brassagem ou mosturação é ativar as enzimas contidas no malte através do cozimento dos grãos em água quente para que possam converter o amido contido no malte em açúcares fermentáveis e não fermentáveis, constituindo assim o mosto cervejeiro”, concluiu. 

O empresário Gilmar Antônio Christ, proprietário de uma Pousada Olhos d' Água, em Biriricas, viu no curso a oportunidade de oferecer um produto diferenciado para os clientes que se hospedam em sua pousada. Ele é um dos alunos que, assim que concluir o curso, vai passar produzir a bebida. “O custo para produção da cerveja é relativamente baixo e o retorno financeira é grande, uma vez que a demanda é grande”, disse.

E foi em busca desse mercado promissor que os amigos Marcos Augusto de Souza, Bernard Gomes e Gabriela Pelisson, de Marcílio de Noronha se empenharam em participar do curso. Eles pretendem investir no ramo de cerveja artesanal e foram em busca de mais conhecimento. “Esse momento de acompanhar toda a produção da cerveja é de suma importância para nossos planos. Pois é a partir dele que vamos nos organizar para iniciar os trabalhos”, adiantou Bernard. 

Cerveja Artesanal

As cervejas artesanais são produzidas em menor escala, feitas com maior cuidado, com foco na qualidade. Todo o processo é controlado e acompanhado pelas mãos dos produtores. O mestre cervejeiro observa todas as etapas e, ao final, analisa se os aromas e sabores condizem com a qualidade que se é esperada. O processo de produção também é mais lento, pois os períodos de fermentação e maturação são respeitados e acontecem naturalmente, sem pressa. Isso quer dizer que não são adicionados produtos químicos para acelerá-los como é feito nas cervejas industrializadas. 

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
 

Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Vinícius Nascimento

Publicado em terça-feira, 25 de julho de 2017

Atualizado em terça-feira, 25 de julho de 2017

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915