Papa-Móveis já começa recolhimento de utensílios no município

O serviço de recolhimento de utensílios inutilizados, o Papa-Móveis, já está em pleno funcionamento na cidade. Na tarde desta quarta-feira (26), a equipe do Programa Cidade Linda é Cidade Limpa, realizou o primeiro recolhimento de móveis e eletrodomésticos no bairro Primavera. O morador pode solicitar o serviço pelos telefones 3255-2932, 3255-1675 ou pela Ouvidoria Municipal, nos contatos 2124-6706 ou 0800-7070001, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Quem estreou o serviço do Papa-Móveis na cidade foi o morador de Primavera, Flávio Pereira do Rosário. Ele avalia a atividade como essencial para manutenção da limpeza nas vias e evita o descarte irregular desses produtos. “A iniciativa de buscar na casa do morador vai facilitar bastante. Infelizmente muitas pessoas, por não saber a forma correta de destinação, acabam descartando em locais irregulares o que estimula a criação de ponto viciados de lixo em toda a cidade”, disse.

A retirada dos objetos é feita a partir de agendamento prévio, pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais de Viana, que dispõe de grupo para ir até à residência do morador. Os objetos recolhidos e em condições de uso serão doados às comunidades carentes mediante encaminhamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os irrecuperáveis serão levados para a Associação de Catadores de Viana (Ascamavi).

Veja mais informações sobre o serviço do Papa-Móveis

Como e quando será realizado o agendamento para o recolhimento dos materiais? Após a abertura do chamado na SEMSUR, o setor de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal de Viana entrará em contato com o solicitante (por meio dos telefones informados) em até cinco dias úteis e irá propor dia e hora para o recolhimento dos objetos. No dia em que foi agendado o recolhimento, deve-se haver, no local, um responsável pelo material para entregar os objetos e assinar a solicitação que foi gerada através do contato telefônico. Serão realizadas 03 tentativas de contato e em dias diferentes, após isto o chamado será cancelado.

É possível fazer o recolhimento em locais de difícil acesso? Em locais como escadarias, becos e travessas, o solicitante deverá disponibilizar os objetos em locais onde o caminhão do Papa-Móveis possa chegar. Sendo necessário que o solicitante aguarde junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de limpeza pública.

Posso colocar os objetos na rua? Não. O material deverá ser disponibilizado dentro da propriedade do solicitante e em local de fácil acesso, próximo ao portão. Em situações em que a equipe do papa-móveis avaliar a necessidade de disponibilizar o material em vias públicas, o solicitante deverá aguardar junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de limpeza pública.

O Papa Móveis só recolhe móveis e eletrodomésticos em boas condições? O serviço de Papa-Móveis recolhe objetos domésticos em qualquer estado de conservação, desde que se encontrem resguardados do tempo e não estejam disponibilizados junto a outros tipos de resíduos, como lixo úmido, podas de árvores e entulhos, entre outros.

Quais os tipos de materiais são recolhidos? O Papa-Móveis deve ser solicitado nos casos de recolhimento de móveis e/ou utensílios domésticos. Não se registra solicitações para coleta de materiais de construção, porta, janelas e entulhos.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br