Começa vacinação contra febre amarela em Viana

Teve início nesta segunda-feira (30), a vacinação contra a febre amarela na área rural do município. Já na terça (31) a vacinação continua na comunidade de Biriricas. A vacinação será estendida para outras localidades da área rural. Já na região urbana a vacinação será iniciada em todas as unidades, a partir desta quarta-feira (1º), das 07h às 16 horas. A Secretaria de Saúde informa que será necessário comprovar residência no município de Viana para receber a dose.

O Estado do Espírito Santo ampliou o bloqueio contra a febre amarela e agora o município de Viana também está na lista dos municípios com prioridade no recebimento das doses. A orientação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) é que os municípios vacinem primeiro quem mora na zona rural e depois quem reside na área urbana, já que a transmissão da doença, até o momento é silvestre.

A vacina não é indicada para grávidas e para pessoas com doenças que afetem a imunidade ou que estão tomando medicamentos que afetam o sistema imunológico, como é o caso de quem passou recentemente por transplante.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que uma dose é suficiente para manter a proteção por toda a vida. Mas o Brasil hoje orienta a tomar em duas doses, com intervalo de dez anos, entre adultos, e de cinco anos para crianças.

Saiba como acontece a transmissão

A doença é mais comum entre macacos. Mosquitos silvestres, que vivem em meio rural ou em área de mata, picam macacos infectados e espalham a doença entre os animais, gerando uma epizootia, o equivalente à epidemia. A doença pode chegar à área urbana caso a pessoa entre na floresta e lá seja infectada. Ao retornar para a cidade e ser picada pelo Aedes aegypti, esse mosquito que só vive em área urbana, torna-se transmissor da febre amarela.

Vacinação área rural

Segunda-feira (30) - São Paulo de Cima

Terça-feira (31) – Biriricas

Vacinação área urbana - A partir desta quarta-feira (1º), das 07h às 16 horas.

US de Marcílio de Noronha

US de Nova Bethânia

US de Bom Pastor

US de Canãa