Saúde alerta para prevenção à caxumba

Em meio ao clima frio, em que as temperaturas tem se apresentado mais baixas, a Secretaria de Saúde de Viana faz um alerta para uma doença típica nesta época do ano: a caxumba. Mesmo não sendo uma doença de notificação obrigatória pelo Ministério da Saúde, a equipe do município orienta para a prevenção e faz um alerta: a vacina Tríplice Viral, que é uma das formas de prevenção e está disponível nas Unidades de Saúde do município.

“Apesar de não ser uma doença de notificação obrigatória pelo Ministério da Saúde (somente em casos de surtos), é no inverno que as pessoas correm mais riscos de serem infectadas. Elas ficam mais tempo em ambientes fechados para se proteger do frio, porém se expõem ao vírus, uma vez que a transmissão se dá por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas doentes”, explica a responsável pela Vigilância em Saúde do município, Camila Valder

Ela explica, ainda, que a vacina de prevenção é a Tríplice Viral, que contém os vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba. A primeira dose deve ser administrada aos doze meses e a segunda entre quatro e seis anos. Em Viana, a vacina é oferecida nas Unidades de Saúde com sala de vacina. “Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, deve buscar uma unidade mais próxima com cartão de vacina para atualizar a caderneta, além de evitar ambientes fechados”, disse.

“Uma vez infectada com caxumba, a pessoa pode contaminar outros no período entre seis dias antes do início dos sintomas até cerca de nove dias após início dos sintomas. O período de incubação (tempo até o início dos sintomas) pode ser de 14 a 25 dias, sendo mais comum ocorrer entre 16 a 18 dias”, finalizou.

Sintomas

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.

Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.

Recomendações

* Não se automedique, nem medique a criança antes de consultar um médico e ter o diagnóstico de certeza de caxumba, doença também conhecida como parotidite infecciosa ou papeira;

* Mantenha o doente em repouso até que tenham desaparecido os sintomas;

* Ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir;

* Lembre-se: adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e por isso devem ser vacinados;

* Atenção mulheres que nunca tiveram caxumba, nem tomaram a vacina: procurem um posto para serem vacinadas antes de engravidar. Na gestação, a doença pode provocar aborto.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota/ Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540