Crianças da Apae abrem Semana Nacional da Pessoa com Deficiência durante caminhada em Viana Sede

Com o tema 'Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações', a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começou nesta segunda-feira (21) com uma caminhada realizada com crianças da Associação de Pais e Excepcionais (Apae) nas ruas de Viana Sede.  O movumento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viana (COMDIPEDEVI), em parceria com a Prefeitura de Viana.

Durante a caminhada, os comerciantes locais foram prestigiar as pessoas e seus familiares ficando à frente de seus estabelecimentos. Segurando cartazes e faixas, crianças e adultos, demonstravam com alegria o que são: especiais. Como a Diana Vitória, de 12 anos, que tem paralisia cerebral. Para a mãe dela, Lizabeth Alves, esses momentos são muito importantes. “A Diana gosta muito de participar, de ficar no meio das crianças, ela se diverte”.

A semana tem como principal finalidade quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das diferenciadas da vida.

“O Conselho da Pessoa com deficiência do município, junto com a Apae, vem a público celebrar esta data para comemorar e mostrar a importância que essas pessoas têm, ressaltando seus direitos que devem ser respeitados”, destaca Diuzelena da Silva Maioli, presidente do COMDIPEDEVI.

Para Gilmar Mariano, Gestor de Esportes e Lazer, da Secretaria de Educação Esporte e Lazer e membro do conselho, a segregação não deve existir. “Todos nós devemos fazer a nossa parte, essas crianças estão aí, têm que ser respeitados quanto pessoa e nos seus diretos, também”.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota/ Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br