Evento marca início de mais cursos do Gerar e OportunidadES e lançamento do Viana Online

A aula vai começar para os alunos selecionados dos cursos presencias do projeto OportunidaES em Viana. Nesta terça-feira (22), o prefeito Gilson Daniel, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite e o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto e o senador Ricardo Ferraço abriram as atividades da aula inaugural da segunda oferta de cursos para o município. A aula foi realizada na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, em Viana Sede. Na ocasião, também foi lançado o Viana Online, que é liberação do sinal de internet gratuito nas praças, a começar pela Praça de Viana Sede.

Ao todo foram 500 novas vagas para os cursos de como Almoxarife, Auxiliar de Logística e Produção, Bolos Artísticos, Confecções de Bijuterias, Doces para Festa, Decoração de Festa, Customização Transformando roupas usadas em peças novas, Confeitaria básica, Confeitaria Avançada, Vendas pela Internet, Unhas decorativas, Redação Oficial, Recepcionista, Preparação de Saladas, Preparação de Massas caseiras, Maquiagem de festas, Informática Básica, Informática Avançada e Empreendedorismo Criando e Planejando Negócios.

Cursos

Os cursos no município são oferecidos graças à parceria do governo do Estado com o Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, da Prefeitura de Viana. Durante o evento o secretário Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) destacou o diferencial do município para as oportunidades de qualificação oferecidas no município. "A estrutura do Centro de Qualificação Profissional de Viana possibilita que sejam oferecidas os melhores cursos para os moradores de Viana", esclare.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, falou sobre as mudanças no mercado de trabalho e a importancia das qualificações oferecidas. " O mercado de trabalho vem mudando. Em recente pesquisa, foi apontado que nos próximos anos, cerca de 42% das pessoas serão donas do próprio negócio. É importante que o Estado e Viana oferecam oportunidades para o empreendorismo seja difundido", disse.

O prefeito Gilson Daniel deu boas-vindas aos alunos e destacou a parceria com o governo do Estado na qualificação profissional do morador de Viana. " Estou muito feliz em participar de mais uma aula do Oportunidades. A parceria do Gerar com Estado já qualificou 570 vianenses e hoje estamos dando início a mais ciclo de qualificações em Viana", finalizou.

Viana Online

Além da aula inaugural dos cursos presenciais do OportunidadES e Gerar, uma importante de ferramenta de inclusão digital também foi lançada pelo prefeito Gilson Daniel. O Viana On-line. A novidade faz parte de um conjunto de ações de conectividade e interatividade entre a Prefeitura de Viana com os vianenses.

A primeira fase do Viana On-line será feita por meio da liberação do sinal de wi-fi gratuitamente na Praça Expedicionário Jerônimo leite, em Viana Sede. A segunda é a entrega de sistemas on-line, como o PROCON, o boletim de avaliação escolar, frequência dos alunos, serviços de saúde, vagas de empregos, entre outros serviços.

Para ter acesso gratuito à internet, o morador precisa se conectar a rede wi-fi Viana on-line e fazer um cadastro rápido, em caso de primeiro acesso. Em seguida, será necessário responder uma pesquisa ou visualizar um conteúdo de interesse do cidadão. Em seguida, o usuário terá acesso ilimitado à internet dentro do raio de alcance do wi-fi.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br