De olho no celular e no futuro: cursos apontam para novas oportunidades na vida dos vianenses

De olhos nas tendências do mercado de trabalho, o Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense (Gerar), inicia mais cursos no Centro de Qualificação Profissional. Na quarta (23) à tarde as turmas de Confeitaria Avançada, Informática Básica e Almoxarife estavam cheias. Os cursos abrem as portas para o mercado de trabalho mas, também, funcionam como uma verdadeira janela para enxergar e ter acesso a um novo mundo por meio do conhecimento. É o caso da Dona Adélia Moté Barboza, de 75 anos, que, incentivada pelos filhos, hoje é uma das alunas do curso de Informática Básica.

De olho no celular

“Meus filhos achavam que eu tinha que fazer o curso para aprender e entender como funciona a Internet. Atualmente, só tenho o aplicativo de Whatsapp ”, disse. Ela já domina essa ferramenta da rede social, manda músicas para as amigas, compartilha as fotos que faz nas viagens com o grupo da terceira idade e alerta as amigas que ainda não sabem usar o aplicativo. “Peça para um filho ou neto te ensinar que rapidinho você aprende”, afirma a nova aluna que está empolgada para aprender outras técnicas durante as aulas.

De olho no mercado

Dona Adélia quer aprender para aumentar seus horizontes no mundo virtual. Mas, também, tem gente de olho no mercado de trabalho e na chance de conseguir ter mais renda depois das aulas. Como é o caso do Helion Francisco Sales e Souza, desempregado há cinco meses. “Minha esposa trabalha com decoração, já fez alguns cursos e me indicou o curso de confeitaria avançada. Nós já trabalhamos com buffet mas, se eu já tivesse feito esse curso, teria uma renda maior”, afirma.

Dicas para ganhar dinheiro

A professora Melissa Farias, que é professora do curso de confeitaria avançada, deu dicas muito importantes para os alunos. As orientações ajudam na garantia de um bom rendimento na execução das atividades que terão para conquistar o mercado de trabalho.

"Eu costumo passar dicas que vão além da execução de um prato, eu gosto muito de conversar sobre a rotina de uma cozinha, os cuidados que devemos ter, a importância das funções para quem quiser trabalhar em um restaurante, por exemplo", enfatiza.

A aluna Andréia Mercher está desempregada, mas, desde então, aproveita sempre que pode para se qualificar e, com isso, ela já tem um retorno com a venda dos dos doces que produz em casa. “Eu comecei fazendo o curso de bombons finos e nunca mais parei de fazer cursos. Por meio deles consigo uma renda vendendo as guloseimas que faço”, disse

Programa Gerar

O Gerar é o Programa da Prefeitura de Viana de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para os vianenses. Lançado no fim de janeiro de 2017, o programa funciona com duas unidades: a Agência de Emprego, que atua como central de direcionamento para o cidadão e o Centro de Qualificação Profissional, que oferece capacitação profissional gratuita em diversas áreas para os moradores da cidade. Os cursos são realizados pela manhã, tarde e noite, com aulas expositivas com apostilas, filmes, documentários, casos de sucesso, visitas técnicas e palestras, além de aulas práticas.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br