Alunos recebem reforço de Português e Matemática durante o 'Mais Educação'

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Viana, dentro do Programa “Novo Mais Educação”, oferecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), oferece acompanhamento pedagógico para alunos que estão com dificuldades nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Mas não é um simples reforço, como antigamente. Os alunos fazem o apoio no horário inverso ao das aulas deles, ficando o dia inteiro na escola. A metodologia de ensino busca complementar, de forma lúdica, usando outras ferramentas para a aprendizagem, contribuindo com a melhoria do desempenho acadêmico do aluno.

Os alunos não só aprendem as matérias mas, também, desenvolvem o lado emocional, melhorando a autoestima, a convivência sócioafetiva, integração entre pessoas diferentes, de idades diferentes e, também, as crianças que estão vulneráveis.

Em Viana, são 13 escolas que desenvolvem as atividades do 'Mais Educação'. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alvimar Silva, EMEF Adamastor Furtado. EMEF Constantino José Vieira, EMEF Dorival Brandão, EMEF Dr. denizart Santos, EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, EMEF Euzélia Lyrio, EMEF Francisco de Assis Pereira, EMEF João Paulo Sobrinho, EMEF Marcílio de Noronha, EMEF Prof.ª Divaneta Lessa de MOraes, EMEF Ulisses dos Santos Filho e EMEF Washington Martins Filho.

De acordo com a gestora pedagógica da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Viana, Gilciane Ottoni Pinheiro, os alunos são selecionados do 1º ao 9º ano e ficam na escola quatro horas por dia, 15 horas por semana. “Nós ajudamos muito essas crianças, prestando um serviço de assistência, já que crianças que estão em risco social, por exemplo, são identificadas e integradas ao Programa”, destaca.

É importante ressaltar que o 'Novo Mais Educação' disponibiliza, especificamente, essas duas matérias. Para as aulas, os alunos contam com mediadores, além de facilitadores, que são os professores que trabalham o esporte, lazer, música e luta. Cada escola opta pelo que quer oferecer de integração para o aluno. Eles são selecionados por estarem abaixo da média escolar e, de acordo com o seu perfil, e dos demais alunos, uma atividade lúdica que se adequa melhor é indicada.

Para auxiliar e realizar as atividades previstas no planejamento do Programa, foram definidas as seguintes funções:

I – Articulador da Escola, que será responsável pela coordenação e organização das atividades na escola, pela promoção da interação entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do Programa com Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O Articulador da Escola deverá ser indicado no Plano de Atendimento da Escola, devendo ser professor, coordenador pedagógico ou possuir cargo equivalente com carga horária mínima de 20 (vinte) horas, em efetivo exercício, preferencialmente lotado na escola;

II – Mediador da Aprendizagem, que será responsável pela realização das atividades de Acompanhamento Pedagógico;

III – Facilitador, que será responsável pela realização das sete horas de atividades de escolha da escola.

Além desses atores, cada Secretaria de Educação, no ato de adesão, indicou um coordenador municipal, distrital ou estadual que fará o acompanhamento do programa.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br