Vila Bethânia sedia abertura da 10ª edição dos Jogos Na Rede

Atletismo, vôlei, futebol de salão, handebol, basquete e xadrez. Tudo em Viana e envolvendo mais de 1.200 alunos atletas das escolas estaduais do município, bem como de Cariacica, Marechal Floriano e Santa Leopoldina durante a 10º edição dos Jogos na Rede. O Ginásio de Vila Bethânia marcou o início das competições na manhã desta segunda-feira (28), com a cerimônia de abertura dos jogos.

São 26 escolas estaduais que participam até setembro dos jogos, relalizado pela Secretaria de Estado da Educação. De Viana, são quatro escolas inscritas: Irmã Dulce Lopes Ponte, Maria de Novaes Pinheiro, Nelson Vieira Pimentel e Everton Montenegro Guimarães.

As partidas acontecem no Ginásio de Vila Bethânia e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antunes, em Viana Sede. O campeonato é dividido em duas etapas: a primeira envolve as escolas de Ensino Médio de cada Superintendência Regional de Educação (SER), que disputam entre si. Os campeões de cada modalidade se classificam para a fase final, que reúne representantes de escolas de todo o Estado.

Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer de Viana, Luzian Belisario, o evento é uma oportunidade de revelar novos talentos, além de estimular o espírito esportivo, disciplina e socialização.

Cerimônia

Considerada a data mais importante para os praticantes de esporte, no âmbito escolar, os jovens entravam no ginásio, inaugurado recentemente no bairro de Vila Bethânia, como se fossem jogadores experientes, defendendo o nome das suas escolas e a história de seus times.

De acordo com a superintendente regional de Cariacica, Silvana Fernandes Cezar, este é o momento de reforçar a integração. “Eu compartilho a alegria desses meninos, estamos preparando este evento desde fevereiro. Os alunos aguardam esse evento com muita ansiedade”, disse.

Os alunos foram se juntando ao centro da quadra para cantarem o hino nacional e, em seguida, atletas das escolas correram para o ascendimento da pira olímpica. A rivalidade entrou em campo junto das escolas. Aos poucos, era possível entender quem tinha mais torcida, quem eram os grandes rivais e o grande campeão da última edição. Era possível ouvir um aluno comentando com outro da escola “que ganha todas” ou apenas se olhando, já relembrando como foi o último contato dentro das quatro linhas.

A abertura foi um espetáculo de cores e corpos que deixavam claro, o quão jovens eram aqueles pequenos atletas. O grupo de circo do município de Cariacica levou a alegria e flexibilidade circense, deixando o público com curiosidade e emoção. Uma após outra, as atrações iam causando mais admiração e alegria uns nos outros.

As bailarinas de Viana também deram um show, alternando com os capoeiristas, levando a dança clássica e a luta africana, tão respeitada em no município, para o centro do ginásio. Entre movimentos suaves com os equipamentos obrigatórios das apresentações de balé, os capoeiristas demonstraram força e agilidade ao se lançarem no ar, com seus movimentos de luta e dança.

Marechal Floriano, conhecido por ser um município com famílias de imigrantes italianos, trouxe a dança tradicional para abrilhantar a cerimônia e, fechando as atrações culturais, Santa Leopoldina, trouxe um grupo de cantores gospel, levando um sentimento que une a todos os atletas: a fé.

Autoestima

O esporte é coletivo, mas a beleza é individual. As meninas, os meninos, todos muito vaidosos, como os grandes jogadores da atualidade. O uniforme não diminuiu em nada, a alegria do vermelho, nem do rosa, que alternavam entre uniformes e maquiagens.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br