Viana estreia no Campeonato de Beach Soccer domingo (03)

Com mais da metade do seu elenco com passagens pela seleção capixaba, Viana quer surpreender os principais favoritos e lutar pelo título do 17º Campeonato Estadual de Beach Soccer, que começa no próximo domingo (03), no Centro Municipal de Beach Soccer, na Praça dos Namorados, em Vitória.

O técnico será o experiente Neném Goltara, que dirigiu Serra no título da primeira edição do evento em 2000. Goltara tem sede de pódio. Basta dizer que também levou Cariacica três vezes ao terceiro lugar do campeonato e Vila Velha duas vezes ao segundo lugar.

Ele acredita que seu elenco pode oferecer algo fundamental no beach soccer moderno: variações táticas. “Nós temos jogadores consagrados que atuarão ao lado de jovens talentos observados em competições recentes. Temos tudo para dar certo na segunda participação de Viana no Estadual”, destacou.

O elenco de Viana conta com atletas que já estão na história do beach soccer capixaba, como os goleiros eleitos melhores do Estadual: Marcelo (2004 e 2012) e Canal (2005 e 2006). Ambos  vestiram a camisa da seleção capixaba em várias competições.

Rafinha, Diego e Juninho Mascote foram campeões brasileiros pela seleção capixaba (em 2010, em São Paulo) e Juninho Buru foi campeão da Copa Brasil pela seleção capixaba em 2006.Estão também inscritos atletas que fizeram sucesso no Estadual como Leandrinho, vice-campeão capixaba por Marilândia em 2010 e Jonathan, revelado no Campeonato Municipal de Vitória e que atuou em diversos Estaduais, além do Rio Branco Beach Soccer. E ainda Leandro, atleta versátil e talentoso, que atua, também, no futsal por Vila Velha.

Marcelo não esconde a esperança de boa participação

O goleiro Marcelo não esconde a esperança de boa participação de Viana. Marcelo começou em 2004 no Estadual com Vila Velha e o técnico era o atual treinador de Viana, Neném Goltara. Curiosamente o goleiro na ocasião era Fábio Canal com quem disputará posição no próximo Estadual.

“Eu jogava futebol de campo e fui avisado que seria reserva, mas para a minha surpresa Fábio Canal teve contusão e eu entrei em jogo contra a Serra, transmitido ao vivo”, disse. “Acabei jogando até as semifinais e escolhido o melhor goleiro do campeonato, apesar de ter perdido nos pênaltis para  Vitoria a final. Ali  joguei meu último ano como profissional no campo. Passei a atuar na areia com maior frequência, algo que dura até hoje”, disse Marcelo.

Em 2006, novamente com Neném Goltara, como técnico e atuando por Vila Velha, Marcelo perdeu a final nas penalidades desta vez para Marechal. Segundo o goleiro, em 2017, apesar do curto tempo,  Viana montou um bom elenco com jogadores experientes e bem distribuídos nas posições.

“Na verdade, nos conhecemos bem. Temos um grupo forte e creio que vamos atrapalhar os planos de muitas seleções favoritas”, previu. “Será um Estadual com muitas surpresas. Só conheço com maior profundidade a equipe de Vitória e creio que é favorita e sai na frente até porque os atletas treinam juntos há algum tempo. Mas não podemos esquecer de Pedro Canário, que fez varias contratações e tem base sólida”, avaliou.

“Anchieta, com certeza, vem forte  e fez um bom investimento. Mas no futebol  tudo pode acontecer. Outras seleções podem chegar”, destacou. Marcelo criou uma escola de goleiros que hoje faz muito sucesso. “A escola de goleiros Leão de Judá é projeto que Deus colocou em meu coração e cujo me orgulho em falar. Estamos crescendo e sempre buscando expandir e melhorar”, disse. “Hoje temos cerca de 30 alunos, de todas as idades, cada um com objetivos diferentes”, disse.

“Atendemos, algumas pessoas, que nem goleiros são, mas estão na escola, por sentirem necessidade de atividade física ao ar livre”, destacou. “Temos também goleiros, que evoluem e ficam satisfeitos, conquistando títulos nos campeonatos amadores. Estes também nos deixam muito orgulhosos”, comentou.

“Enfim, nos tornamos grupo de amigos pois sabemos e respeitamos a posição de goleiro. Conhecemos as dificuldades que cada um tem e sempre tentamos ajudar, trocando experiência”, finalizou.

Serra e Viana fazem jogo de abertura do 17º Estadual

Serra e Viana fazem o jogo de abertura do 17º Campeonato Estadual de Beach Soccer, às 9 horas, no próximo domingo, dia 3 de setembro, no Centro Municipal de Beach Soccer, na Praça dos Namorados, em Vitória.

A seguir jogam: Marechal Floriano x Pedro Canário, Vitória x Vila Velha e Guarapari x Anchieta. As equipes foram divididas em dois grupos. No Grupo A constam: Marechal, Pedro Canário, Serra e Viana. Já no Grupo B estão inscritos: Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.

No dia 10 de setembro jogam: Marechal x Viana, às 9 horas. E a seguir: Serra x Pedro Canário, Vila Velha x Guarapari e Vitória x Anchieta. No dia 17 de setembro se enfrentam: Serra x Marechal, Viana x Pedro Canário, Vitória x Guarapari e Anchieta x Vila Velha.

No dia 24, a partir das 10 horas acontecem as semifinais. Jogam: primeiro do Grupo A x segundo do Grupo B. E a seguir: primeiro do Grupo B x segundo do Grupo A. No domingo, dia 1º de outubro, se enfrentam, às 9 horas, os perdedores das semifinais na disputa pelo terceiro lugar e às 11 horas, os vencedores na grande final. Nas duas últimas rodadas será promovido um quadrangular de beach soccer feminino. A federação divulgará mais informações sobre este evento brevemente.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Pauta Livre