US Morada de Bethânia realiza Campanha Agosto Azul nesta quinta (31)

No dia a dia poucos homens se preocupam com a própria saúde, seja por conta da rotina de trabalho ou por falta de interesse em buscar por cuidados importantes para uma vida mais saudável. O Agosto Azul, ação que promoveu diversos atendimentos ao longo do mês em todas as Unidades de Saúde, foi realizado na manhã desta quinta-feira (31), na US de Morada de Bethânia, onde, em apenas uma manhã, o número de pacientes homens atendidos superou o que é frequtentemente feito ao longo de um mês.

"Em ações como estas, acredito que realizamos mais neste dia do que é feito em um mês, relata a médica da família, Drª Cristianine, profissional que realizou as consultas durante a ação. A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estava muito satisfeita com a adesão de todos. “Fantástico. Todos estão querendo ser atendidos, em plena quinta-feira”, destacou  Wânia Cristina Bastos de Souza.

Aos poucos, os homens passavam pela triagem e eram encaminhados para fazer exames. A maioria estava preocupada, mesmo em saber se a pressão estava alta, ou a glicose. João Serafim da Silva, um senhor muito simpático de 72 anos, era um destes pacientes e estava contente com os cuidados que recebeu. Ele relata que, em 2015, sofreu um atropelamento, quebrou alguns ossos ma,s que apesar disso, as coisas estão bem para ele. “Já mediram a minha pressão e vou conversar com o médico, agora”, disse.

Parecia até final de campeonato. Muitos homens, amigos, ou não, fazendo aferição de pressão, teste para glicemia e recebendo orientações nutricionais e sobre a saúde do homem. Alguns, enquanto esperavam a sua vez, aproveitaram para dar uma caprichada nas unhas.

Daniele Cristina Lyrio, enfermeira da unidade, destaca que existe uma evolução neste momento. “Eles não são como as mulheres, mas estão se mostrando mais preocupados com a saúde e estão bem curiosos. Quando fazemos essas ações, eles se comprometem em comparecer”.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br