Novembro de Ações: Viana oferece cuidados preventivos de mecânica e saúde a motoristas

Crédito: Tainá Campos -Secom Viana

Nesta segunda-feira (22), em memória ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, mais conhecido como “WDR, World Day of Remembrance”, a Prefeitura de Viana promoveu uma ação na entrada do bairro Marcílio de Noronha.

No local foram montadas três tendas com oferta gratuita de avaliação e manutenção básica preventiva de veículos. Além disso, também houve atendimento a motoristas por uma direção segura, pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e consultas de enfermagem exclusivas para homens; agendamento para consultas médicas; testes rápidos de ISTs e contra a COVID, além de vacinas, em alusão ao Novembro Azul, que visa a conscientizar os homens sobre exames para a detecção precoce do câncer de próstata, além de promover a saúde e o cuidado para outras doenças.

A moradora do bairro Marcílio de Noronha, Elizabeth dos Santos da Penha, esteve no espaço da ação e recebeu orientação dos agentes. “Não tenho lembrança de ter visto uma ação como essa aqui no bairro antes. Muito bom saber que existe a preocupação conosco, principalmente em relação às questões relacionadas ao trânsito”, disse a moradora.

Créditos: Tainá Campos - Secom Viana

Quem também passou no local  foi o Alessandro Rosário, também morador do bairro Marcílio de Noronha, que aproveitou para verificar as condições mecânicas de sua moto. “Muito bacana o que está acontecendo aqui hoje. Aproveitei para verificar como está a moto e também para fazer o teste contra a covid-19”, comentou Alessandro.

“Neste ano, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito é dia 21 de novembro. Com esta ação, queremos mostrar que a melhor homenagem é a responsabilidade no trânsito, seja com a atenção às regras básicas de direção, seja com o cuidado preventivo com seu veículo”, disse o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher.

Como novembro também é o mês escolhido para dar luz à conscientização sobre a saúde do homem, a secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, afirma que tal como os cuidados com a saúde feminina no Outubro Rosa, o Novembro Azul Estamos atendendo em nossas unidades de saúde de forma especial este mês e também fazendo parcerias com empresas que têm seus colaboradores homens à frente de serviços. “Trazer esta ação para as ruas é importante para motivar a realização de exames regulares e o diagnóstico precoce. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Isso é alarmante e deve ser mudado.”, enfatizou.

Dicas para uma manutenção básica preventiv

      Pneus: Verifique se estão em boas condições, calibrados, com rachaduras ou carecas. Certifique-se se o estepe está no veículo e em condições de uso.

      Luzes: Teste as luzes dos faróis, alertas e freios.

      Alinhamento e balanceamento: Devem ser feitos a cada 10 mil km.

      Verifique os níveis de: Fluido de freio, líquido de arrefecimento, óleo, embreagem, transmissão automática, direção hidráulica e água.

     Triângulo sinalizador e macaco: Verifique se está no carro.

     Mangueiras: Teste se há vazamento de combustível ou água.

     Bateria: Verifique e troque a cada 3 anos

    Combustível: Assegure-se da quantidade de combustível.

     Limpador de pára-brisas e buzina: Certifique-se se estão funcionando corretamente.

     Espelhos retrovisores: Veja se estão devidamente ajustados e se é possível visualizar com nitidez a via e os componentes do trânsito.

 

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

 

 

 

 

 

Publicado em segunda-feira, 22 de novembro de 2021

LEIA MAIS...

Novembro de Ações: Viana oferece cuidados preventivos de mecânica e saúde a motoristas
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915